IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Amazon cria software que facilita localização de dados em histórico médico

27/11/2018 22h56

San Francisco (EUA), 27 nov (EFE).- A Amazon anunciou nesta terça-feira que desenvolveu um software baseado em inteligência artificial que faz buscas no histórico médico de pacientes para encontrar de forma rápida e organizada informações relevantes que sejam necessárias para facilitar o atendimento.

O novo serviço, batizado como Amazon Comprehend Medical, é capaz, segundo a empresa, de "processar textos médicos desestruturados" e identificar informações como "diagnósticos, tratamentos, doses e sintomas", tornando mais fácil o atendimento do paciente.

A ferramenta foi projetada para que hospitais, seguradoras, pesquisadores e empresas farmacêuticas economizem parte do tempo e do dinheiro atualmente destinado para achar dados pontuais de cada paciente entre os documentos que formam o histórico médico.

Além disso, a Amazon destacou o potencial da plataforma em melhorar o tratamento dos pacientes pelo fato de ela oferecer informações mais rapidamente aos médicos. Em alguns casos, esses dados ainda são mais precisos que o processo manual.

A divisão de computação na nuvem da empresa, a Amazon Web Services, oferece serviços similares de análise de textos por meio de inteligência artificial, mas esta é a primeira vez que a companhia fundada por Jeff Bezos entra no mundo da saúde.

Segundo a Amazon, o sistema não poderá ver os dados processados pelos algoritmos de busca porque as informações estarão criptografadas.