Ford e Volkswagen criam aliança para desenvolvimento de "pick-ups"
Detroit (EUA), 15 jan (EFE).- Ford e Volkswagen anunciaram nesta terça-feira a criação de uma aliança para produzir veículos comerciais e caminhonetes "pick-ups" para "mercados globais", o que permitirám economizar custos de desenvolvimento.
As duas companhias afirmaram em comunicado conjunto que a aliança não envolve a troca de participações de acionistas.
Além disso, as duas companhias assinaram um memorando de entendimento para "investigar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos".
Em uma teleconferência com veículos de imprensa e analistas financeiros, os diretores-gerais da Ford, Jim Hackett, e da VW, Herbert Diess, sublinharam que a aliança não envolve a troca de participações nem para o futuro.
Tanto Hackett como Diess também destacaram que as duas companhias se manterão como entidades separadas e os veículos frutos da parceria, embora compartilharão arquiteturas e outros aspectos fundamentais, terão identidades próprias da Ford e da VW.
Hackett também indicou que a Ford não espera que a aliança com a VW implique na redução da força de trabalho da companhia.
Por sua vez, Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford, que também participou da teleconferência, explicou que a cooperação no terreno das caminhonete "pick-ups" de tamanho médio foi especialmente pensada para os mercados da América do Sul, Europa e África.
Farley também se referiu aos esforços de reestruturação da Ford na Europa e declarou que a companhia fará "tudo o que for possível" para que a empresa seja rentável na Europa.
"Há áreas que não estão rendendo de forma adequada e vamos lidar com isso", afirmou Farley. EFE