Turquia reduz pela metade sobretaxas a produtos dos EUA
Istambul, 22 mai (EFE).- A Turquia reduziu em 50% as sobretaxas cobradas sobre algumas importações dos Estados Unidos, uma resposta à iniciativa do governo americano de reduzir pela metade as tarifas sobre o aço turco, segundo medida publicada no Diário Oficial turco na terça-feira.
"Reciprocamente, decidimos reduzir pela metade as sobretaxas impostas a 22 produtos procedentes dos Estados Unidos. Com esta decisão, as tarifas aplicadas sobre os produtos americanos serão reduzidas de US$ 521,2 milhões para US$ 260,6 milhões", informou pelo Twitter a ministra de Comércio turca, Ruhsar Pekcan.
A relação entre Estados Unidos e Turquia viveu vários momentos de deterioração nos últimos anos por diversos motivos, entre eles o apoio do governo americano às forças curdas que combateram o Estado Islâmico (EI) na Síria.
As tensões voltaram a aumentar por causa da aquisição turca de um sistema de defesa antiaérea russo S-400, incompatível com o sistema de defesa da Otan, onde ambos os países são aliados.
No ano passado, os Estados Unidos duplicaram as taxas sobre as importações turcas de aço. A Turquia reagiu com a mesma medida para os automóveis, álcool e tabaco.
A decisão da Casa Branca na semana passada voltar atrás com as sobretaxas é considerada um alívio na tensão entre os dois países.
Na terça-feira, o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, afirmou que há "uma melhora" nas conversas com os Estados Unidos sobre a controversa compra das armas russas. Pekcan disse hoje que a Turquia continuará a trabalhar para impulsionar o comércio com os Estados Unidos. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.