IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed reduz juros nos EUA em 0,25% diante de enfraquecimento da economia global

31/07/2019 16h02

Washington, 31 jul (EFE).- O Federal Reserve (Fed) reduziu nesta quarta-feira os juros básicos nos Estados Unidos em 0,25%, para um patamar de 2% a 2,25%, diante de um cenário de enfraquecimento da economia global e de inflação fraca no país.

Este foi o primeiro corte no patamar básico de juros no país em mais de uma década. O banco central americano alegou que a atividade econômica continua sólida nos EUA, mas reconheceu as incertezas provocadas pelas tensões comerciais internacionais e o fraco panorama da economia mundial. A queda dos juros foi decidida por um placar de 8 votos a favor e 2 contra entre os membros do Fed.

Os dados macroeconômicos mais recentes apontam uma desaceleração dos EUA, assim como de Europa e China.

A economia americana se desacelerou no segundo trimestre, segundo o primeiro cálculo oficial, ao registrar um crescimento de 2,1% no período de 12 meses. No primeiro trimestre, a alta havia sido de 3,1%.

Já a inflação caiu dois décimos percentuais em junho, para 1,6%, considerando o acumulado nos últimos 12 meses. Com isso, permanece abaixo da meta estipulada pelo Fed, de 2% anual.

Nos últimos meses, o presidente americano, Donald Trump, vem criticando severamente o banco central e cobrando uma redução dos juros. EFE