IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nova York quer construir linhas de trem-bala para estimular economia

Segundo o governador Andrew Cuomo, trem de alta velocidade ligaria as Cataratas do Niágara à cidade de Nova York - Stephanie Keith/Getty Images/AFP
Segundo o governador Andrew Cuomo, trem de alta velocidade ligaria as Cataratas do Niágara à cidade de Nova York Imagem: Stephanie Keith/Getty Images/AFP

26/12/2019 18h56

Nova York, 26 dez (EFE) - O governador de Nova York, Andrew Cuomo, quer promover a construção de um trem de alta velocidade para ligar a região norte do estado à metrópole homônima com o objetivo de estimular a economia local, e para isso está procurando especialistas internacionais.

"Os trens de alta velocidade estão transformando economias em todo o mundo", disse Cuomo em comunicado divulgado nesta quinta-feira. "Nos disseram que trazer essa tecnologia para nosso estado é muito caro, muito difícil e levaria muito tempo, mas essa não é uma atitude aceitável em Nova York", acrescentou.

Cuomo anunciou que uma de suas propostas para 2020 será se reunir com uma equipe de especialistas em transporte para analisar estratégias para construir rapidamente uma infraestrutura viária que seja mais eficiente e com menor impacto ao meio ambiente.

O trem de alta velocidade ligaria as Cataratas do Niágara - localizadas na fronteira com o Canadá, no norte do estado - com a cidade de Nova York em uma rota de oeste a leste e que depois desceria paralelamente ao rio Hudson até Manhattan.

A infraestrutura proporcionaria um meio de transporte rápido para uma grande parte da população do estado, que vive perto da rota proposta e se desloca atualmente em trens que viajam, em média, a cerca de 80 quilômetros por hora.

Segundo o comunicado, especialistas analisariam os dois estudos anteriores que sugeriam que o projeto era inviável e "as estratégias adotadas pelos países do mundo inteiro para construir milhares de quilômetros de ferrovias para trens de alta velocidade".