PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Caminho para recuperação nos EUA é "extraordinariamente incerto", diz Fed

30/06/2020 19h15

Washington, 30 jun (EFE).- O transcorrer da recuperação econômica nos Estados Unidos, abalada devido à pandemia do novo coronavírus, é de incertezas, declarou nesta terça-feira o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, durante uma audiência no Congresso.

"A produção e o emprego estão bem abaixo dos níveis pré-pandemia. O caminho da economia é extraordinariamente incerto e dependerá em grande parte de nosso sucesso em conter o vírus", declarou Powell aos legisladores do comitê financeiro da Câmara dos Representantes.

A aparição de Powell vem em meio à pandemia da Covid-19, com mais de 40 mil novos casos por dia, com agravamento na parte sul e oeste do território americano nos últimos dias. Ao mesmo tempo, várias regiões vivem uma saída gradual da quarentena.

Na visão do chefe do banco central dos EUA, uma nova fase importante foi iniciada mais cedo do que o esperado. Entretanto, ele comentou que, apesar de a recuperação econômica ser bem-vinda, ela apresenta novos desafios, principalmente o de conter a propagação do vírus SARS-CoV-2.

Desde o início da crise nos Estados Unidos, em meados de março, o Fed cortou as taxas de juros para quase zero e lançou um enorme programa de estímulo monetário através de injeções de liquidez e recompra de dívidas, enquanto o Congresso aprovou no final desse mês o maior pacote de ajuda fiscal da história do país, no valor de mais de US$ 2,2 trilhões.

Além disso, os EUA estão passando por uma severa recessão que levou a uma onda maciça de demissões e fez com que a taxa de desemprego subisse de 3,5% no início do ano para 13,3% em maio, e espera-se que termine 2020 com uma contração econômica de 8%.

Junto com Powell, o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, também foi ao Congresso dos EUA na terça-feira. Ele já disse que provavelmente será necessário um segundo pacote de estímulo fiscal, já que a maioria dos benefícios do primeiro terminará em julho.