PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Engie e CDPQ compram participação remanescente da Petrobras na TAG

21/07/2020 15h36

Paris, 21 jul (EFE).- O grupo francês Engie e o canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ) compraram por R$ 1,1 bilhão a participação remanescente da Petrobras, de 10%, na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG).

A informação foi confirmada nesta terça-feira pela companhia francesa, mas já divulgada em primeira mão ontem pela Petrobras.

Com isso, a Engie passa a controlar 65% da TAG, a maior companhia de transporte de gás natural do Brasil, enquanto o CDPQ ficará os 35% de participação restante.

Ainda de acordo com o grupo francês, a expectativa é de que a compra provoque um impacto de cerca de 105 milhões de euros (R$ 644,2 milhões) na dívida líquida da TAG.

Engie e CDPQ se uniram em junho de 2019 para adquirir 90% da empresa, que conta com 4,5 mil quilômetros de gasodutos, instalados ao longo das costas do nordeste e sudeste do Brasil, além de outra rede entre Urucu e Manaus. Isso representa 47% das infraestruturas de gás do país.

Entre os planos dos proprietários da TAG, estão um potencial desenvolvimento com a extensão de gasodutos, conexões adicionais, instalações de armazenamento e o transporte do chamado "gás verde".