IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Neoenergia vence licitação e adquire 100% das ações da CEB Distribuição

04/12/2020 19h13

Redação Central, 4 dez (EFE).- A Neoenergia, filial brasileira da empresa espanhola Iberdrola, foi a vencedora do leilão da Companhia Energética de Brasília (CEB), realizado nesta sexta-feira, ao apresentar oferta de R$ 2,51 bilhões.

Segundo divulgou a Iberdrola, a Neoenergia, através da filial Bahia Geração de Energia, desembolsou o valor para ficar com 100% do controle societário da CEB Distribuição (CEB-D), que atende cerca de 3 milhões de consumidores.

Em 2019, a CEB-D tinha 1,1 milhão de consumidores e forneceu 6.577 gigawatts por hora.

A liquidação do leilão, assim como a conclusão da aquisição das Ações da CEB-D através da celebração de um contrato de compra de ações, está sujeita à aprovação do resultado do leilão pelo Comitê de Licitação;

Antes disso, deverá haver sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e consentimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANeel).

A aquisição das ações da CEB Distribuição ainda precisará ser aprovada pela junta geral de acionistas da Neonergia, que já administra no Brasil uma rede de distribuição de 640.417, atendendo 34 milhões de pessoas.

Além disso, a companhia espanhola conta com 3,5 mil megawatts renováveis em operação e fornece serviço de eletricidade para 14,1 milhões de clientes. EFE

cga/bg