PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Estado Islâmico detona explosivos em poços de petróleo no Iraque

10/12/2020 02h31

Bagdá, 9 dez (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico assumiu nesta quarta-feira a autoria da explosão de dois poços de petróleo no pequeno campo de Khabaz, a sudoeste da província iraquiana de Kirkuk, na região central do país.

O tenente-coronel Hussein al Obeidi, de Kirkuk, declarou à Agência Efe que os criminosos detonaram dois dispositivos explosivos em dois dos poços do campo petrolífero de Khabaz, um ataque que causou um grande incêndio. Mais tarde, o Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade.

As equipes de combate a incêndios da empresa estatal iraquiana North Oil Company (NOC), que administra o campo, conseguiram controlar o incêndio, disse à Efe um engenheiro da empresa, que pediu para não ser identificado.

A fonte não detalhou se a produção do campo foi interrompida e informou que os poços de Khabaz produzem entre 20 mil e 25 mil barris diários.

Ataques a instalações de energia no Iraque são rotineiramente reivindicados pelo EI, que nos últimos meses detonou explosivos contra torres elétricas e oleodutos.

Em outubro, um oleoduto que ligava a região autônoma do Curdistão, no norte do Iraque, com o porto turco de Ceyhan foi alvo de um ataque que levou a uma suspensão temporária das exportações de petróleo.

O Estado islâmico ocupou grandes partes do Iraque e chegou quase às portas de Bagdá em 2014, mas foi derrotado territorialmente três anos depois, após uma longa ofensiva das forças iraquianas e de uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.