Bolsas

Câmbio

Fitch reafirma rating da Austrália em AAA, com perspectiva estável

Sergio Caldas

São Paulo

A Fitch reafirmou hoje os ratings de longo prazo da Austrália, em moedas estrangeira e local, em AAA. A perspectiva dos ratings é estável. Também foram mantidos o teto do país, em AAA, e os ratings de curto prazo e em moeda local, em F1+.

Segundo a agência de classificação de risco, o rating australiano reflete os altos níveis de renda do país, sua forte governança e instituições políticas eficientes.

"A economia (da Austrália) vem crescendo há 25 anos sem uma recessão, apesar de enfrentar um ciclo de investimentos em mineração e condições globais voláteis, beneficiando-se da flexibilidade oferecida por uma taxa de câmbio flutuante, estrutura de política monetária confiável e baixo endividamento público", comentou a Fitch.

Por outro lado, a persistência de elevados déficits orçamentários prejudica a força fiscal da Austrália em relação à de outros países com nota soberana AAA, ressaltou a Fitch.

Entre os anos fiscais de 2011 e 2015, o déficit do governo australiano ficou numa média de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB), ante uma mediana de 0,8% para outras nações AAA, de acordo com a agência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos