Bolsas

Câmbio

Meirelles volta atrás e mantém previsão do PIB deste ano em 0,5%

Célia Froufe, enviada especial

Hamburgo

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira, 6, que mantém a previsão para o crescimento da economia este ano em 0,5%. Ele conversou com a imprensa ao chegar a um hotel em Hamburgo, na Alemanha, onde vai participar da reunião do G-20, grupo das 20 maiores economias do mundo.

No último dia 28, Meirelles havia afirmado que o Produto Interno Bruto (PIB) do País deverá crescer em 2017 menos que o previsto pelo governo - a previsão oficial é de elevação de 0,5%. Ele classificou a alteração da previsão como "moderada" e disse que o governo iria divulgar oficialmente, nos próximos dias, a nova estimativa.

Segundo Meirelles, a previsão para o crescimento do PIB no último trimestre do ano, comparado a igual período de 2016, é 2%. Questionado se houve redução nessa estimativa, o ministro disse que ainda está "dentro de uma faixa entre 2% e 2,7%".

O ministro ainda avaliou que a economia brasileira está em uma "trajetória positiva e virtuosa, com inflação caindo, juro caindo e economia crescendo". Ele ainda afirmou que a inflação "está bem" e as expectativas estão convergindo para próximo de 3%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos