Bolsas

Câmbio

Preço da gasolina cai 0,1% e o do óleo diesel sobe 1,1% nesta quinta-feira

Mônica Ciarelli

Rio

A Petrobras anunciou uma nova revisão nos preços da gasolina e do óleo diesel, que passa a valer a partir desta quinta-feira, 13. A gasolina irá ficar 0,1% mais barata, enquanto o óleo diesel terá seu preço elevado em 1,1% nas vendas para as refinarias.

A estatal divulgou no último dia 30 de junho uma nova política de revisão de preços dos combustíveis. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

A Petrobras perdeu participação de mercado no primeiro semestre por conta de competidores que estavam trazendo combustíveis mais baratos do exterior, aproveitando o momento de recuperação de margens, adotado pela estatal. Com isso, as refinarias da petrolífera brasileira estavam trabalhando com menores patamares de utilização da capacidade, o que significa que o custo de produção de cada litro estava saindo mais caro para a companhia.

Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente. Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos