Consumo de energia elétrica cresce 1% de janeiro a maio
A análise por ambiente de contratação segue mostrando o crescimento do consumo, influenciado pela migração dos consumidores vindos do mercado regulado. No mercado livre (Ambiente de Contratação Livre - ACL), no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, o consumo somou 18.083 MW médios entre janeiro e maio deste ano, 22% maior que os 14.838 MW médios anotados em igual etapa do ano passado.
Já no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras de energia, o consumo total nos cinco primeiros meses foi de 45.437 MW médios, 5,5% menor que os 48.061 MW médios registrados entre janeiro e maio de 2017.
A CCEE destaca que os números indicam o aumento da representatividade do mercado livre em relação ao consumo total no País. Em 2016, o ACL era responsável por 23,6% no consumo, montante que atingiu 30% nos cinco primeiros meses do ano.
Ao longo do ano passado, a Câmara de Comercialização registrou 2.236 empresas que optaram pela migração para o mercado livre de energia. Em 2017, já foram 895 migrações, sendo 817 consumidores especiais e 78 consumidores livres.
O governo discute atualmente uma mudança regulatória que permitiria que um maior número de consumidores atendidos atualmente obrigatoriamente pelas distribuidoras possa migrar para o mercado livre. Se efetivada, essa alteração provavelmente levará a uma maior representatividade deste segmento ao longo da próxima década.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.