Bolsas

Câmbio

Continuidade da agenda é crucial, diz Meirelles, em transmissão de cargo

Eduardo Rodrigues e Idiana Tomazelli

Brasília

  • Sergio Lima/AFP

    O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles

    O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles defendeu nesta quarta-feira (11), a continuidade da atual política econômica e voltou a apresentar diversos dados para mostrar que a economia brasileira passou por transformações radicais nos últimos dois anos. "Tivemos PIB [Produto Interno Bruto] positivo em 2017, com uma reversão muito importante após queda pronunciada", afirmou.

Durante evento de transmissão de cargo para o novo ministro Eduardo Guardia, Meirelles reafirmou que a razão da maior crise econômica da história do Brasil era a alta descontrolada dos gastos públicos.

"Temos muito claro que tudo isso já foi superado, recuperação é clara. O crescimento está disseminado pelos setores economia. A questão agora é outra", completou o ex-ministro.

Agora pré-candidato à Presidência da República, Meirelles fez um balanço das ações da pasta sob o seu comando e destacou que a equipe do Ministério da Fazenda continua a mesma após a sua saída, dando continuidade à agenda de longo prazo já colocada para a pasta.

A continuidade dessa agenda é crucial. Acredito que o crescimento dos próximos anos vai surpreender a maioria. As reformas feitas alteram a capacidade de o país crescer mais e melhor.
Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda

Também estavam presentes no evento o novo ministro do Planejamento, Esteves Colnago; o agora presidente do BNDES, Dyogo Oliveira; e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan também assistem à cerimônia.

"A grande recompensa do serviço público é o reconhecimento do trabalho realizado", acrescentou Meirelles, ao agradecer a parceria com os demais membros da equipe econômica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos