IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P eleva rating da Grécia de B para B+, com perspectiva estável

Victor Rezende

São Paulo

25/06/2018 20h27

A agência de classificação de risco S&P Global elevou o rating de longo prazo e em moeda estrangeira da Grécia de B para B+, com perspectiva estável.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a S&P aponta que, na semana passada, o Eurogrupo, que reúne os ministros de Finanças da zona do euro, aprovaram a criação de colchões de liquidez e extensões adicionais de maturidade da dívida antes da saída oficial da Grécia do programa de resgate, em agosto. "Acreditamos que isso reduz significativamente os riscos da dívida soberana grega nos próximos dois anos", disse a agência.

Para a S&P, a perspectiva estável da nota da Grécia "reflete o equilíbrio de riscos para a credibilidade do soberano". A agência diz que a decisão do Eurogrupo melhorou ainda mais o perfil de dívida soberana do país. "Ao mesmo tempo, os bancos gregos estão fazendo progressos na redução dos altos níveis de empréstimos inadimplentes, que devem apoiar as condições financeiras e ajudar a impulsionar o crescimento", afirma a S&P.