Medidas para apoiar lira surtem efeito, diz governo da Turquia
Porta-voz da presidência da Turquia, Ibrahim Kalin afirmou nesta quarta-feira (15) que uma série de medidas adotadas para apoiar a lira turca já surtem efeito e que há a expectativa no governo local de que a melhora no quadro cambial continue. "Nós prevemos que as medidas que nossas instituições continuarão a tomar resultem em uma normalização ainda mais forte da economia turca."
Em sinal de melhora nos laços com nações da União Europeia, Kalin disse que o presidente Recep Tayyip Erdogan deve ter uma conversa por telefone nesta quarta-feira com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e na quinta-feira com o presidente francês, Emmanuel Macron.
Leia também:
- Economia da Turquia enfrenta sua maior crise desde 2001
- Crise na Turquia afeta moeda de emergentes, como Brasil e Rússia
- "Situação do Brasil é diferente da Turquia", diz economista
Em referência às tarifas anunciadas pela Turquia mais cedo sobre a importação de alguns produtos americanos, o porta-voz afirmou: "A Turquia não defende uma guerra econômica, mas não pode deixar de dar resposta quanto é atacada."
Kalin também pediu aos Estados Unidos que respeitem o devido processo legal na Turquia, em referência ao pastor americano em prisão domiciliar no país. Os EUA têm exigido a libertação do pastor Andrew Brunson, acusado na Turquia de envolvimento com terrorismo e sujeito a receber uma pena de até 35 anos de prisão.
Fonte: Associated Press.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.