IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Guedes: Valor de estatais a serem privatizadas vai para mais de R$ 1 tri

Paulo Guedes, ministro da Economia - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Paulo Guedes, ministro da Economia Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Fabrício de Castro e Lorenna Rodrigues

Brasília

09/04/2019 15h25

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (9) durante evento em Brasília, que os "prefeitos são políticos e sabem que têm um desafio grande pela frente" "E temos que ajudar vocês", completou, para uma plateia de prefeitos de todo o país. Guedes voltou a defender um novo pacto federativo para, segundo ele, "descarimbar" os recursos.

O ministro citou ainda uma série de propostas em andamento no governo, para colocar em ordem as contas públicas. Ele lembrou da intenção de privatizar empresas estatais, o que deve gerar "mais de R$ 1 trilhão". Segundo ele, a terceira reforma a ser feita pelo governo será a das privatizações.

Além disso, Guedes defendeu a simplificação das ações e a redução da burocracia. "O Ministério de Indústria e Comércio não deixava simplificar", afirmou, lembrando que, em seu lugar, foi criada a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade.

"Já estamos segurando os concursos públicos. Vamos cortar dramaticamente o número de funcionários", acrescentou Guedes. "Acabou o empreguismo, não tem mais isso."

Guedes afirmou ainda que o governo planeja reduzir a tarifa média de importação em 1% no primeiro ano. Depois, haveria novas reduções, gradativas, até que 10% sejam reduzidos em um período de quatro anos. Este seria o processo, gradual, para abertura do mercado brasileiro.

Paulo Guedes participa da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos. Pela manhã, estiveram presentes ao evento o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Após 'tigrão' e 'tchutchuca', sessão na CCJ é encerrada e vira confusão

UOL Notícias