IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Guedes diz que carteira Verde e Amarela vai criar milhões de empregos

O ministro da Economia, Paulo Guedes - Pedro Ladeira/Folhapress
O ministro da Economia, Paulo Guedes Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Fabrício de Castro e Lorenna Rodrigues

Brasília

09/04/2019 15h31

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (9) durante evento em Brasília, que o país está "condenando o jovem ao caminho errado". "Desde quando faz mal trabalhar?", questionou, ao defender a proposta da carteira de trabalho Verde Amarela. A iniciativa, segundo ele, vai permitir a criação de milhões de empregos no Brasil.

"Quando lançarmos o novo sistema com encargos baixos, a antiga Previdência vai começar a desonerar a folha e também vai gerar mais empregos", pontuou.

De acordo com Guedes, o melhor programa social para um país é o emprego, que cria autoestima. "Sempre seremos uma nação generosa, sempre ajudaremos quem ficou para atrás", afirmou o ministro. "Mas não ajudaremos os vagabundos, não podemos premiar corrupção e vagabundagem", acrescentou.

Pacto federativo

Ao abordar a proposta de criação de um novo pacto federativo, Guedes disse que a ideia é colocar "dinheiro na base, colocar 65%, 70% do dinheiro". "(Serão) 70% lá embaixo e 30% lá em cima, se muito", comentou o ministro.

Guedes também voltou a dizer que o governo vai adotar um programa de R$ 10 bilhões em socorro aos estados. O ministro contou que tem falado a alguns governadores recém-eleitos, de estados em dificuldades: "Respira no canudinho que está chegando reforço". "O primeiro movimento é um plano de equilíbrio econômico para estados, que é de curto prazo", disse.

Guedes participa da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos. Pela manhã, estiveram presentes ao evento o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Entenda a proposta de reforma da Previdência em 10 pontos

UOL Notícias