IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Secretário diz que nova projeção para PIB em 2019 será menor que 2%

Aline Bronzati e Lorenna Rodrigues

Brasília

14/05/2019 15h24

O secretário do ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior, afirmou que a nova projeção do governo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, em revisão, deve ficar abaixo dos 2%. Hoje, é de 2,2%.

"Estamos revisando nossa projeção para o PIB com viés de baixa. A nova projeção para o PIB em 2019 será menor que 2%", anunciou Rodrigues Júnior, durante reunião da Comissão Mista de Orçamento (CMO), na tarde desta terça-feira, 14.

Ele ponderou, contudo, que o governo tem ferramentas e ações para fazer a economia brasileira reagir de forma intensa e rápida, mencionando as reformas propostas, com destaque para a da Previdência.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse antes que está absolutamente confiante de que as reformas propostas pelo governo de Jair Bolsonaro serão aprovadas. "Aprovando as reformas, o Brasil volta a crescer 2%, 3% e os pesadelos fiscais que bloqueiam investimentos vão desaparecer", acrescentou ele, mencionando estar confiante quanto à aprovação das reformas na Câmara e no Senado.

Guedes frisou ainda que, com o futuro fiscal do Brasil assegurado, será possível desentupir a linha de investimentos. "Com cinco, dez anos de equilíbrio garantido pelas reformas, teremos o retorno dos investimentos em infraestrutura, educação, saúde", afirmou o ministro.