Perspectiva econômica está 'piorando mais e mais', diz presidente do BCE
Em coletiva de imprensa após a decisão de política monetária do BCE, Draghi apontou que a autoridade monetária introduziu um "viés de afrouxamento" em sua orientação futura (forward guidance) e enfatizou que a maioria dos membros do conselho do BCE concordou com as mudanças no comunicado da reunião de hoje. No documento, a instituição passou a projetar que as taxas de juros permanecerão "nos níveis presentes ou mais baixos" até, pelo menos, o primeiro semestre de 2020, enquanto apontou que irá examinar opções para o tamanho e a composição de potenciais novas compras líquidas de ativos.
De acordo com Draghi, as dinâmicas de crescimento mais suaves e o comércio global tem pesado sobre a zona do euro, enquanto tensões geopolíticas e protecionistas estão "abafando" o sentimento, principalmente no setor industrial. Para o dirigente, é necessário um "volume significativo" de estímulos na região, enquanto as medidas de inflação subjacente permanecem "generalizadamente mudas" e o repasse dos ganhos do mercado de trabalho para os índices de preços tem sido "mais demorado do que o esperado".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.