Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Privatização da Petrobras é assunto mais complexo, diz Guedes

6.set.2019 - Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante anúncio oficial do acordo comercial automotivo com a Argentina - Mauro Pimentel/AFP
6.set.2019 - Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante anúncio oficial do acordo comercial automotivo com a Argentina Imagem: Mauro Pimentel/AFP

Mariana Durão e Vinicius Neder

Rio

06/09/2019 18h52

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender a privatização da Petrobras, mas disse hoje que o assunto é "mais complexo" e será visto "mais à frente". Guedes aproveitou entrevista coletiva sobre o acordo comercial do setor automotivo com a Argentina, no Rio, para defender a aceleração da privatização das empresas estatais.

"Por mim, acho que devemos privatizar todas as estatais", afirmou Guedes, ressaltando que os "monopólios" da Petrobras atrasaram a exploração e produção de petróleo no país.

O ministro associou o excesso de empresas estatais aos casos de corrupção. "A Petrobras é uma empresa excelente e virou foco de corrupção no governo passado. A empresa quase quebrou", afirmou Guedes, lembrando que o caso do "mensalão" surgiu após serem descobertos desvios nos Correios, outra estatal.

Apesar de reiterar seu apoio a privatização de todas as estatais, Guedes disse que "até onde o presidente vai" no apoio à medida, "não sabemos". "Aliás, não é ele, é ele e todo mundo", completou Guedes, se referindo ao Congresso Nacional, nos casos em que o Legislativo tem que dar aval às privatizações. "Estamos encaminhando agora o pedido sobre (a privatização da) Eletrobras", afirmou o ministro.