IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Com coronavírus, PIB tem queda anual de 6,8% no 1º trimestre na China

1.abr.2020 - Pessoas usando máscara protetiva contra o coronavírus esperam do lado de fora da Estação Ferroviária de Pequim, na China - Thomas Peter/Reuters
1.abr.2020 - Pessoas usando máscara protetiva contra o coronavírus esperam do lado de fora da Estação Ferroviária de Pequim, na China Imagem: Thomas Peter/Reuters

Dow Jones Newswires

Pequim

17/04/2020 04h33

A economia da China se contraiu pela primeira vez desde pelo menos 1992 no primeiro trimestre, quando a pandemia do coronavírus fechou fábricas e manteve milhões confinados em seus lares.

O PIB (Produto Interno Bruto) caiu 6,8% no primeiro trimestre em relação a igual período de 2019, comparado com um crescimento de 6% no quarto trimestre de 2019, informou hoje (horário local) o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) chinês.

O resultado veio melhor do que a mediana das projeções coletadas pelo Wall Street Journal junto a economistas, de contração de 8,3%.

Foi a primeira vez que a economia teve uma contração em um primeiro trimestre desde 1992, que foi quando o governo começou a divulgar números trimestrais.

Na margem, em relação ao trimestre anterior, a economia ficou 9,8% menor no período entre janeiro e março de 2020.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.