IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro diz que encaminhará reforma administrativa ao Congresso no dia 3

01.set.2020 - O ministro da Economia, Paulo Guedes e o presidente da República, Jair Bolsonaro, que declarou que as novas regras da reforma devem atingir apenas os futuros servidores - Marcos Corrêa/Presidência
01.set.2020 - O ministro da Economia, Paulo Guedes e o presidente da República, Jair Bolsonaro, que declarou que as novas regras da reforma devem atingir apenas os futuros servidores Imagem: Marcos Corrêa/Presidência

Julia Lindner e Jussara Soares

Brasília

01/09/2020 10h28

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou hoje que enviará na próxima quinta-feira, 3, ao Congresso a proposta de reforma administrativa, que pretende reestruturar o RH do Estado. Ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, e de líderes partidários do chamado 'Centrão', Bolsonaro fez questão de ressaltar que as novas regras devem atingir apenas os futuros servidores.

"Tivemos reunião muito produtiva com os líderes e tomamos duas decisões, a primeira é encaminhar na quinta-feira a reforma administrativa, que fique bem claro não atingirá nenhum dos atuais servidores. Ela se aplicará apenas aos futuros servidores concursados", disse Bolsonaro.

No ano passado, a equipe econômica apresentou ao presidente uma proposta de reforma administrativa, mas Bolsonaro preferiu engavetá-la.

Pelo que foi divulgado, a ideia era propor menores salários de entrada no serviço público e colocar "mais degraus" para a ascensão nas carreiras do funcionalismo, cuja escada hoje chegaria ao topo rápido demais.

Além disso, novos concursados devem ter mais exigências de tempo e qualidade do serviço antes de conquistarem estabilidade nos cargos.