PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Reforma Tributária

Barbalho quer maior participação de governadores no debate da reforma tributária

Governador do Pará criticou alíquota única de ICMS para todo o país, apontando "diferenças e realidades locais" - Mateus Bonomi/AGIF
Governador do Pará criticou alíquota única de ICMS para todo o país, apontando "diferenças e realidades locais" Imagem: Mateus Bonomi/AGIF

Lorenna Rodrigues e Emilly Behnke

Brasília

10/09/2020 12h54

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu que os governadores tenham maior participação nas discussões da reforma tributária. "Governadores têm que aprender com a reforma da Previdência, que não protagonizaram como deveriam", afirmou.

Em webinar com promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Barbalho disse que uma alíquota única de ICMS é "muito complexa" para o país, já que há "diferenças e realidades locais".

Ele defendeu que seja prevista uma alíquota mínima e outra máxima que os estados possam adotar de acordo com suas particularidades.

Barbalho também defendeu que os Estados tenham autonomia e maior poder de voto no comitê gestor do futuro Imposto sobre Bens e Serviços. "É necessário ter equilíbrio para que os Estados não tenham que fazer gestão política para preservar seus direitos", completou.

Reforma Tributária