Atividades turísticas crescem 0,7% em janeiro ante dezembro, diz IBGE
Segundo o IBGE, as medidas necessárias ao combate à disseminação da covid-19 atingiram de forma mais intensa e imediata boa parte das atividades turísticas, principalmente transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis.
Na passagem de dezembro para janeiro, nove das 12 unidades da federação pesquisadas tiveram expansão na atividade turística, com destaques para Rio de Janeiro (4,4%), Rio Grande do Sul (11,4%) e Distrito Federal (10,4%). Houve retrações relevantes em São Paulo (-1,7%), Goiás (-7,4%) e Minas Gerias (-3,1%).
Na comparação com janeiro de 2020, o índice de volume de atividades turísticas caiu 29,1% em janeiro de 2021, a 11ª taxa negativa seguida, devido a perdas importantes nos ramos de restaurantes; transporte aéreo; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; agências de viagens; serviços de bufê; e locação de automóveis.
Todas as 12 unidades da federação onde o indicador é investigado mostraram recuo nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (-37,7%), Rio de Janeiro (-27,5%), Minas Gerais (-32,8%), Paraná (-28,7%) e Rio Grande do Sul (-29,7%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.