PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

AIE eleva previsão para demanda global por petróleo

Em relatório mensal, a AIE elevou sua projeção de aumento no consumo global de petróleo este ano em 100 mil barris por dia - Lucy Nicholson/Reuters
Em relatório mensal, a AIE elevou sua projeção de aumento no consumo global de petróleo este ano em 100 mil barris por dia Imagem: Lucy Nicholson/Reuters

Paris

17/03/2021 07h22

Previsões de um novo super ciclo do petróleo são exageradas, uma vez que os estoques globais da commodity permanecem bem acima dos níveis de um ano atrás, quando a pandemia de covid-19 começou a prejudicar a demanda, afirmou a AIE (Agência Internacional de Energia).

Em relatório mensal publicado hoje, a AIE elevou sua projeção de aumento no consumo global de petróleo este ano em 100 mil barris por dia (bpd), a 5,5 milhões de bpd. Ao mesmo tempo, a agência previu que a produção dos EUA cairá 180 mil bpd em 2021, após sofrer queda de 600 mil bpd no ano passado.

A AIE revisou para baixo sua estimativa de acréscimo na oferta de países fora da Opep+ - formada pela Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e aliados que incluem a Rússia — neste ano em 130 mil barris por dia (bpd), a 700 mil bpd.

Em fevereiro, a oferta global de petróleo teve retração de 2 milhões de bpd, a 91,6 milhões de bpd, de acordo com a AIE.

Ainda no relatório, a AIE estima que o cumprimento do acordo de restrição da oferta pela Opep+ ficou em 121% em fevereiro, à medida que a produção do grupo diminuiu 640 mil bpd no último mês.

A agência também calcula que os estoques de petróleo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sofreram queda de 14,2 milhões de barris em janeiro, a 3,02 bilhões de barris.

Fonte: Dow Jones Newswires

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

PUBLICIDADE