Telefonia: 70% dos consumidores gostariam de mudar de operadora
SÃO PAULO – Os consumidores brasileiros não estão contentes com o serviços prestados pelas operadoras que escolheram. Segundo pesquisa da CVA Solutions, 70% dos clientes da telefonia pré-pago gostariam de trocar de operadora.
No pós-pago o índice de insatisfação é um pouco menor, de 67,3%. De acordo com a pesquisa, a ausência de sinal é o principal motivo da insatisfação.
Ainda entre os fatores que motivam o cliente a optar pela troca de operadora está o atendimento ao cliente insatisfatório e falta de clareza ou dificuldade em buscar informações no site.
Operadoras
Entre as operadoras a TIM é principal reclamada quando o assunto é ausência de sinal, com 75,3% da opinião dos consumidores.
A Claro ocupou o segundo lugar, 73,3%, seguido da Oi (69,6%) e a Vivo (62,9%).
Com relação ao atendimento ao cliente insatisfatório, a Oi obteve 49,9% das reclamações, conforme mostra tabela abaixo:
Problemas com as operdoras nos últimos 6 meses | ||||
---|---|---|---|---|
Problema | TIM | Vivo | Oi | Claro |
Ausência de sinal | 75,3 % | 62,9% | 69,6% | 73,3% |
Atendimento ao cliente insatisfatório | 34,1% | 46,1% | 49,9% | 46,9% |
Falta de clareza/ dificuldade de buscar informações no site | 33,5% | 37,1% | 37,9% | 40,8% |
Não atendimento dos planos e serviços descito na conta | 19,5% | 26,1% | 26,8% | 24,1% |
Cobrança indevida / abusiva | 12,7% | 16,1% | 19,8% | 18,6% |
Dificuldade de cancelamento ou portabilidade da linha | 1,5% | 18,2% | 18,2% | 17,6% |
Fonte: CVA Solutions |
A pesquisa foi realizada com 7.200 usuários de todo o Brasil.
O que dizem as operadoras
Por meio de sua assessoria de imprensa a Oi informou que está investindo na cobertura nacional e que o plano de negócios da companhia para o período 2012 a 2015 prevê investimentos de R$ 24 bilhões, que serão destinados para a implantação e expansão da rede móvel, ampliando a cobertura nacional, e também para projetos de expansão e qualidade da infraestrutura de banda larga.
A empresa explicou que mantém programa contínuo de melhoria de qualidade de seus serviços e, para aumentar a confiança e a eficiência no relacionamento da companhia com os consumidores, implementou seis frentes de trabalho.
Já a Claro informou que investe constantemente em qualidade e expansão de sua rede. A empresa reforçou o compromisso em oferecer sempre a melhor cobertura e qualidade de atendimento para seus clientes.
Até o momento do fechamento desta matéria o Portal Infomoney não recebeu a o pronunciamento das operadoras Vivo e Tim.
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