Mais de 76% dos brasileiros desejam abrir o próprio negócio
SÃO PAULO - A possibilidade de ser mais independente, se tornar o próprio chefe e de ter um retorno financeiro maior do que o salário que recebe todo mês são alguns dos atrativos que chamam a atenção dos brasileiros na hora de abrir seu próprio negócio. Não é por menos que mais de 76% da população do País pretende tocar uma empresa.
Segundo estudo da Endeavor, o Brasil tem a segunda maior taxa de intenção do mundo, ficando atrás apenas da Turquia. Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas um a cada dois americanos demonstram esse mesmo desejo.
A pesquisa mostra também que, além de sonhar, mais de 50% dos entrevistados planejam abrir uma empresa nos próximos cinco anos. Cerca de 20% dos consultados disseram que essa possibilidade é “muito provável”.
Além da vontade: o que falta para abrir uma empresa?
O levantamento aponta que, de acordo com a percepção da população, os principais motivos que desencorajam a carreira empreendedora são a falta de recursos financeiros e a possibilidade de falência.
Outra barreira encontrada por quem quer empreender é a necessidade de ter uma noção concreta e real dos riscos e outras demandas. Para se ter uma ideia, o estudo concluiu que, mesmo com a vontade, muitas pessoas acreditam que empreender é um dom de nascença, e não se aprende.
“Observando essas características é possível entender que educação formal e acesso a informação estão diretamente ligados ao desenvolvimento dos negócios desses empreendedores”, aponta a gerente de Pesquisa e Políticas Públicas, Amisha Miller.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.