IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

5 passos para ter sucesso com sua startup

05/07/2016 10h59

São Paulo - Hoje, no Brasil, cerca de 10 mil pequenas empresas estão ativas, sendo que 55% delas são comandadas por jovens entre 20 e 23 anos, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (AB Startups).

No entanto, 40% das empresas comandadas por jovens dentro da faixa etária acima decretam falência em dois anos. Por que isso acontece? Por vezes, falta de experiência ou até mesmo pela ansiedade de fazer a empresa lucrar, muitos desses empreendedores iniciantes cometem erros impedem a empresa de seguir no mercado.

O CEO da empresa Software.com.br, Rodrigo Villar, tem 5 dicas para os empresários iniciantes se consolidarem.

1 - Não basta ter boa ideia, tem que saber executar

Segundo Villar, o primeiro passo importante é regularizar a empresa com ajuda de um contador. A assessoria de um profissional dessa área auxilia o jovem empresário a tomar decisões em prol do negócio e dentro da legislação. Deixar de lado  questões tributárias, por exemplo, pode minar a competitividade e o potencial de crescimento da empresa, afirma o executivo.

2- A sobrevivência do dono entra na conta

Um plano de negócios para a empresa é fundamental, e de acordo com o CEO, quanto mais realista for - se adequando às necessidades da companhia - melhor. É importante, dentro desse planejamento, respeitar a hierarquia administrativa e organizacional. Cada setor cuida das suas responsabilidades e os possíveis sócios só devem retirar algum dinheiro quando todas as contas da empresa estiverem pagas.

3 - Não guarde segredo, mas conte a quem interessa

O jovem empreendedor geralmente prefere não contar seus novos projetos por receio de que alguém possa roubar sua ideia ou que o critiquem e deem palpites. De fato, é incômodo situações como essa. No entanto, a dica de Villar é justamente saber para quem contar. Alguém que se importe e que possa colaborar com ações, expertises e relatos de experiências, são excelentes opções para compartilhar ideias e fazer o negócio acontecer.

4 - Facilitar para não atrapalhar

Neste item, a dica é a localidade. Sua empresa deve estar em um local de fácil acesso, estrategicamente analisado, de preferência perto de bancos, cartórios, metrô e restaurantes, por exemplo. Uma boa escolha de local impactará positivamente seu negócio e sua rede de funcionários, clientes e fornecedores.

5 - Palavra é palavra

Se você assumir um compromisso se certifique de que vai cumpri-lo. Desde o princípio, os negócios e as relações humanas dentro da empresa devem ser pautadas por comprometimento, confiança e seriedade. Esse é o alicerce para a verdadeira e legítima reputação, segundo Rodrigo Villar. Empresários que não validam seus compromissos não seguem na carreira de sucesso.