IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

5 sinais de que você não está preparado para comprar um imóvel

Rogerio Cassimiro/Folha Imagem
Imagem: Rogerio Cassimiro/Folha Imagem

01/11/2016 10h19

SÃO PAULO – Comprar uma casa é, sem sombra de dúvida, o sonho de muita gente. Afinal de contas, a casa própria geralmente é associada com uma sensação de segurança e de status social.

No entanto, comprar um imóvel é uma decisão financeira de longo prazo que exige muito mais do que apenas dinheiro. A colunista do site "Business Insider" Emmie Martin listou vários sinais de que você pode não estar pronto para comprar uma casa. Veja cinco deles a seguir.

1 – Você está comprando porque é um investimento

Se alguém perguntar porque você quer comprar uma casa e a sua resposta foi algo do tipo: “porque eu estou perdendo dinheiro com aluguel”, ou então “porque é um bom investimento”, você pode não estar preparado mentalmente para a responsabilidade de ter um imóvel.

Ao olhar a valorização de um imóvel no longo prazo, ela não é alta, especialmente levando em conta os gastos e também a inflação. Assim, é melhor olhar para ela como um sonho próprio e não como um investimento financeiro.

2 – Você precisará usar mais de 30% da renda mensal

Especialistas em finanças pessoais apontam que uma boa regra é nunca deixar que o pagamento de seu financiamento consuma mais de 30% de sua renda mensal. Se o percentual for maior que esse, você pode acabar financeiramente vulnerável em algum momento em que as coisas não se encaminhem bem em suas finanças.

3 – Você não tem um fundo de emergência

Todos passamos por problemas financeiros na vida, seja pela perda de emprego inesperada ou por um conserto no carro, por exemplo, mas todos acabamos, em algum momento, precisando usar mais dinheiro do que planejávamos.

Assim, ter um fundo de emergência é algo essencial para se prevenir e deve ser uma prioridade anterior a de ter um imóvel próprio. Especialistas recomendam ter guardado entre seis a doze meses de despesas para qualquer tipo de eventualidade.

4 – Você não consegue investir

Mesmo com um fundo de emergência já feito, você precisa manter a capacidade de colocar seu dinheiro de lado para outras metas. Se você está investindo todo mês, então seu fluxo de caixa está em boa forma, o que é um bom sinal de que você está pronto para comprar uma casa.

5 – Você planeja se mudar nos próximos 5 anos

Comprar uma casa, assim como investir em ações, faz mais sentido no longo prazo. Assim, o ideal, se você comprar uma casa, é ficar nela por cerca de dez anos, pelo menos. Com isso, os custos do financiamento já estarão muito menores. Sem mencionar os gastos com uma mudança, que também são muito altos.