"Netflix brasileira" indica 5 filmes para entender o mundo dos negócios

SÃO PAULO – A preparação para o mercado de trabalho não é tarefa simples. Além de saber aplicar conhecimentos na prática, o profissional precisa conhecer previamente, na medida do possível, o ambiente onde estará durante boa parte da vida.

Para isso, a vivência é essencial, mas a ficção também é capaz de ajudar. A plataforma brasileira de streaming Looke, que funciona como a Netflix mas também possui conteúdo disponível para assistir sem assinatura, fez uma lista de 5 títulos que oferece e que demonstram algumas situações particulares do mundo dos negócios. Confira:

Negócio das Arábias, de Tom Tykwer (A Hologram for the King, 2016): Tom Hanks é um executivo americano que precisa vender um sistema de TI para o rei da Arábia Saudita. Entender as diferenças culturais é fundamental para o bom andamento de um negócio.

Chef, de Jon Favreau (Chef, 2014): Um talentoso – e esquentado – chef de cozinha perde o emprego em um famoso restaurante e resolve abrir seu pequeno negócio: um food truck de tacos. Com inovação e planejamento, a empreitada muda toda a sua perspectiva profissional e pessoal.

Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme, de Oliver Stone (Wall Street: Money Never Sleeps, 2010): Quando o executivo Gekko (Michael Douglas) sai da prisão e volta para o mercado financeiro depois de fraudar o sistema, vem à tona a discussão sobre ética e ganhos a qualquer custo – um bom recorte de como funciona esse mercado que pilota o mundo dos negócios.

O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola (The Godfather, 1972/ 1974/ 1990): Clássico sobre a máfia italiana nos Estados Unidos do pós-guerra, é uma aula sobre a construção e manutenção de um negócio – mesmo que, neste caso, o negócio seja ilícito.

O Jardineiro Fiel, de Fernando Meirelles (The Constant Gardner, 2005): Antes de colocar medicamentos no mercado, a bilionária indústria farmacêutica testa, na população africana, seus medicamentos nesta história baseada em fatos reais. O mundo dos negócios nem sempre é o que parece e é importante conhecer o histórico da empresa com que se tem envolvimento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos