IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moedas - Coroa sueca brilha com Riksbank de olho no aumento nas taxas de dezembro

24/10/2019 05h05

A coroa sueca superou a conta no mercado de câmbio europeu no início da quinta-feira, depois que o Riksbank da Suécia indicou que ainda está no caminho de aumentar sua principal taxa de juros de -0,25% para 0% em dezembro, rompendo com a tendência global de queda taxas este ano de 2019 e encerrando seu experimento com taxas de juros negativas.

Às 5h00, a coroa subia meio por cento em relação ao euro e ao dólar, tendo atingido altas de um mês e dois meses em relação a eles, respectivamente.

O Riksbank disse que as incertezas permanecem altas e revisou sua previsão para a taxa de recompra no próximo ano para refletir isso. Mesmo assim, a medida encoraja aqueles que pensam que o Banco Central Europeu deveria abandonar a flexibilização da política monetária, cujos efeitos colaterais negativos são reconhecidos até pelo seu arquiteto, o presidente do BCE, Mario Draghi.

Draghi deve presidir sua última coletiva de imprensa às 9h30 ET (1230 GMT) antes de entregar o cargo a Christine Lagarde, a atual diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional. Draghi foi fortemente criticado pelos atuais e antigos colegas do BCE desde a coletiva do mês passado, principalmente por amarrar efetivamente as mãos de sua sucessora ao retomar as compras definitivas de títulos (flexibilização quantitativa), mesmo que ele tenha suavizado as orientações futuras do banco removendo referências explícitas até a data de qualquer aumento futuro da taxa.

A coletiva de imprensa acontece no contexto de uma fraqueza contínua na zona do euro e na economia global. Os índices instantâneos de gerente de compras anunciados pela IHS Markit na quinta-feira mostraram a maior queda na atividade industrial japonesa em três anos, enquanto o PMI da zona do euro caía de 46,1 para 45,7, o menor em sete anos.

O euro e a libra britânica mantiveram-se em um compasso de espera amplamente em relação ao dólar, à medida que o mercado espera para ver que tipo de adiamento do prazo do Brexit a UE oferecerá. O Reino Unido solicitou uma prorrogação de três meses para 31 de janeiro, uma linha do tempo que permitiria uma eleição geral e a formação de um novo governo. No entanto, há especulações de que a UE oferecerá tempo suficiente para o parlamento atual aprovar a legislação sobre o Acordo de Retirada que foi aprovado pelos Estados membros na semana passada.

Às 5h da manhã, o índice dólar, que mede a força da moeda norte-americana em comparação com uma cesta de moedas dos mercados desenvolvidos, ficou estável em 97,227.

Entre as moedas emergentes do mercado, tanto a lira turca quanto o rublo russo mantiveram os ganhos obtidos depois que o presidente Donald Trump suspendeu as sanções dos EUA à Turquia, abençoando o poder russo por trás de um cessar-fogo no norte da Síria.