IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDES inicia procura por bancos para follow-on de ações da Petrobras, diz Estadão

16/12/2019 14h00

Para a operação que vai vender as ações ordinárias que detém da Petrobras (SA:PETR4), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá escolher até o final da semana os bancos que vão atuar na operação, que deve acontecer até março. As informações são da edição de domingo da Coluna do Broad, do Estadão.

A publicação destaca que o banco de fomento possui cerca de 19% das ações preferenciais e 10% das ordinárias, que dão direito a voto, da petroleira. Os papéis têm valor de mercado de cerca de R$ 56 bilhões. Apesar disso, a informação que é o BNDES não deve se desfazer totalmente da fatia em 2020.

Segundo o Estadão, os bancos já receberam as cartas com pedido para propostas para a coordenação da a oferta subsequente de ações no dia 12. Assim, seleção será concluída na quinta-feira, dia 19. Os bancos terão de apresentar suas propostas ao BNDES até o dia 18, quando será selecionado o coordenador líder.

Assim, o dia seguinte, os demais integrantes do grupo serão escolhidos, sendo que, ao todo, serão selecionados oito bancos e a oferta deverá envolver ADRs, os recibos de ações da empresa negociados nos Estados Unidos.

O jornal informa ainda que a primeira reunião com as instituições acontece já na será na sexta, dia 20. O primeiro lote de venda das ações da estatal ocorrerá nos primeiros meses do ano. A intenção do BNDES é dar tração no ritmo de enxugamento de sua carteira de ações.