IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Elekeiroz e Nexoleum criam Joint Venture para exploração do mercado de bioderivados

Planin Comunicacao Empresarial Ltda.

23/02/2016 19h59

SÃO PAULO, 23 de fevereiro de 2016 /PRNewswire/ -- A Elekeiroz e a Nexoleum unem forças para a exploração do mercado global de plastificantes, por meio da produção e oferta de produtos bioderivados de origem vegetal patenteados no Brasil e em regiões relevantes como Estados Unidos e Europa.

A operação se materializou com a formação de uma Joint Venture entre os acionistas originais da Nexoleum e a Elekeiroz. A nova empresa produzirá, comercializará e distribuirá plastificantes "verdes" obtidos através da modificação química de óleos vegetais.

Dentre os termos do acordo celebrado entre os sócios, destaca-se a aprovação de uma nova planta sediada em Várzea Paulista (SP) para produção desses plastificantes, com capacidade de 24 mil toneladas por ano. A nova planta deverá entrar em operação no início de 2017.                                                                                                                               

"Caminhamos para uma Elekeiroz cada vez mais provedora de soluções para nossos clientes, que leva em conta os seus desafios de sustentabilidade e competitividade, buscando nos antecipar às restrições regulatórias que serão certamente cada vez mais rigorosas. A consolidação desta Joint Venture é um grande passo rumo a este processo contínuo de mudança", reforça Marcos De Marchi, CEO da Elekeiroz.

Segundo os fundadores da Nexoleum, a parceria viabilizará uma operação competitiva e sustentável visando também a exploração dos mercados internacionais. 

"Trata-se de uma tecnologia inovadora, oferecendo ao mercado produtos de base renovável que substituem com desempenho igual ou até superior os plastificantes tradicionais de base fóssil em diversas aplicações. E o melhor: com custo competitivo. Nós enxergamos nessa parceria um marco histórico para o mercado de PVC flexível", comenta Jacyr Quadros Jr., sócio e CEO da nova empresa.

A Elekeiroz é uma empresa 100% brasileira e de capital aberto, controlada pela holding Itaúsa, tem uma história de 120 anos marcada por iniciativas pioneiras. É hoje a líder sul-americana em Oxo-Álcoois, Plastificantes, Anidridos Orgânicos, Ácido 2-etil Hexanóico, Ácido Butírico e Ácido Fumárico, além de importante produtora de Resinas de Poliéster Insaturado, Formaldeído, Concentrado de ureia formol e Ácido Sulfúrico. Sua capacidade de produção excede as 500.000 toneladas anuais, em três plantas estrategicamente bem localizadas, uma em Várzea Paulista (SP) e duas no Polo Industrial de Camaçari (BA). 

A Nexoleum é uma empresa privada, sediada em Cotia (SP). Através de seus fundadores, a empresa desenvolveu uma tecnologia proprietária para produção de Bioderivados produzidos a partir de óleos vegetais para diversos mercados e aplicações. A Nexoleum conta com patentes internacionais e é também licenciada do Battelle Memorial Institute.

Para informações adicionais, favor entrar em contato com:

Eliete Spina

eliete.spina@elekeiroz.com.br  

+55 (11) 3179 7582



Daniele Santos

dsantos@nexoleum.com  

+55 (11) 4148 8896

FONTE Planin Comunicacao Empresarial Ltda.