IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Importante nova TIC, construindo uma mais bem conectada IoT da energia

Huawei

14/07/2016 18h20

BANGKOK, 14 de julho de 2016 /PRNewswire/ -- A Huawei e a Provincial Electricity Authority (PEA) foram hoje as anfitriãs conjuntas da Cúpula da Rede de Energia Inteligente 2016 (Intelligent Power Grid Summit 2016), com o tema "Importante nova TIC, construindo uma rede de energia inteligente mais bem conectada" ("Leading New ICT, Building a Better Connected Intelligent Grid"). Mais de 300 executivos, incluindo representantes do governo tailandês e especialistas mundiais do setor, compareceram à cúpula, cujo foco foi ajudar as empresas de energia a avançarem a transformação digital – por meio de tecnologia da informação e comunicação (TIC) inovadora – para gerar eficiência, crescimento e sustentabilidade.

Em seu discurso de boas-vindas, O Sr. Sermsakool Klaikaew, governador da PEA, disse: "A Cúpula da Rede de Energia Inteligente 2016 é uma grande oportunidade para os especialistas que trabalham em empresas públicas de energia e setores de TIC, ampliarem suas perspectivas sobre inovação e avanços em redes de energia inteligentes. Mais do que isso, ela também combina o entendimento do setor de energia e a forte capacidade em pesquisa e desenvolvimento de TIC de muitos especialistas para aperfeiçoar a colaboração de pesquisa técnica e desenvolvimento industrial. A PEA visa fornecer maior controle sobre os custos da energia e um fornecimento de energia mais confiável para os consumidores".

O Sr. Zhang Lin, presidente do Huawei Enterprise Business Group (BG), no sudeste Ásia, observou em seu discurso de boas-vindas que, "Para atender a crescente demanda por energia, e a necessidade de reduzir as emissões de dióxido de carbono, as empresas de energia estão explorando novos modelos de produção e de negócios para tratar esses desafios de um modo sustentável, confiável e econômico. A transformação digital será essencial para possibilitar essas novas capacidades. A Huawei está empenhada em ajudar empresas globais de energia a prosperarem nesta nova era, com o aproveitamento de sua vasta experiência mundial, TIC inovadora e centros de inovação conjuntos para avançar suas transformações digitais. E construir um ecossistema aberto, bom para todos, com parceiros dentro da cadeia de valor da indústria de energia".

Aproveitando o poder da TIC para construir uma rede mais bem conectada

Os participantes da cúpula trocaram visões sobre o desenvolvimento futuro do setor da energia. Eles focaram em como redesenhar o setor da energia por meio do aproveitamento da internet da energia (Energy Internet) com base em TIC inovadora, incluindo a tecnologia da internet das coisas (Internet of Things – IoT, em inglês), transformando as redes globais de energia em uma rede de compartilhamento de energia.

O Sr. Jerry Ji, presidente do setor de energia da Huawei Enterprise BG, comentou: "Uma internet da energia totalmente conectada vai maximizar o potencial e o valor dos aparelhos elétricos. A internet da energia vai permitir que as cidades possam calcular a previsão do consumo de energia, alterações nas cargas de pico e análise precisa de perda linha, enquanto possibilita aos cidadãos o ajuste de seu consumo de energia com base no preço da eletricidade de tempo real. A Huawei adota uma estratégia '1-2-1' para acelerar a transformação digital no setor da energia e avançar a internet da energia. '1' significa que a plataforma de gestão da conexão da IoT está totalmente aberta a terceiros e parceiros, e cria valor para todo o setor; '2' está para dois modos de conexão – a cabo e sem fio, incluindo OneAir-IoT e Power-line communication (PLC) de banda larga. O ultimo '1' está para o sistema operacional  LiteOS IoT, que permite que parceiros rapida e eficientemente montem seus próprios produtos de IoT".

Inovação conjuntamente gerando a convergência das redes mais bem conectadas e a internet da energia

Na cúpula, a Huawei e a PEA têm uma colaboração para estudar a possibilidade de fundar um centro de inovação, com o objetivo de desenvolver soluções mais inovadoras para o setor, para redes de energia conectadas e a internet da energia. "O centro de inovação é o primeiro da sua categoria oferecido pela Huawei especificamente para o setor da energia. A Huawei investiu recursos significativos, incluindo especialistas e tecnologias para construir o centro de inovação. As pessoas podem ser capazes de aprender com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de modo que podem adquirir e aplicar conhecimento e know-how para apoiar a política de melhoria da segurança energética", disse o Sr. Wang Yifan, diretor executivo da Huawei Technologies (Tailândia).

A Huawei fornece serviços para o setor de energia elétrica há mais de 20 anos, com seus produtos e soluções implantados por mais de 160 empresas de energia elétrica em 65 países de todo o mundo. Em 2014, pela primeira vez a Huawei propôs a ideia de construir uma "rede mais bem conectada" e se tornou a única provedora de soluções de TIC entre os membros da Global Energy Interconnection Development & Cooperation Organization (GEIDCO). A Huawei continuará a fazer parceria com protagonistas e clientes do setor para estabelecer uma cadeia industrial de rede inteligente e gerar uma nova era de redes mais bem conectadas por meio de inovação aberta e conjunta.

Para mais informações sobre a Cúpula da Rede de Energia Inteligente 2016 (Intelligent Power Grid Summit 2016), por favor, visite

http://enterprise.huawei.com/topic/Power_summit_2016_en/About-Summit.html

Foto -  http://photos.prnasia.com/prnh/20160714/0861607096

FONTE Huawei