IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

"Ode to Lesvos": a história inspiradora dos ilhéus nas linhas de frente da crise dos refugiados

Johnnie Walker

21/09/2016 06h00

LONDRES, 21 de setembro de 2016 /PRNewswire/ -- "Você pode realmente ignorar o que está na frente de seus olhos? Porque, amanhã, poderia ser eu. Poderia ser eu em um barco com minha família e eu gostaria de receber ajuda", diz o pescador Stratis Valamios em "Ode to Lesvos" ("Tributo à Lesvos" – uma ilha grega), novo filme documentário da Johnnie Walker Storyline (Enredo da Johnny Walker).

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20160919/409341  

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20160919/409343  

Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20160919/409344

Dessa vez, há 12 meses, a vida de Stratis mudou completamente, depois que ele passou meses a fio resgatando homens, mulheres e crianças nas águas do mar, nas proximidades de sua casa. Sua vila, com uma população de apenas 150 habitantes, se tornou a linha de frente da crise dos refugiados, conforme centenas de milhares de pessoas chegaram à ilha, fugindo da guerra e buscando um futuro melhor.

A resposta positiva da população de Lesvos que, somente no ano passado, ajudou quase meio milhão de refugiados que enfrentaram a perigosa travessia do Mar Egeu, foi documentada em "Ode to Lesvos". O documentário foi criado pela fabricante do uísque escocês Johnnie Walker, que dá vozes a histórias da vida real em todo o mundo.

O documentário "Ode to Lesvos" é um curta-metragem que conta a história dos ilhéus, cuja compaixão determinada resultou para alguns deles, incluindo Stratis, o pescador e companheiro Thanassis Marmarinos e Aimilia Kamvisi, de 85 anos, uma nomeação para o Prêmio Nobel da Paz.

Durante o ano passado, as manchetes da região se focaram, naturalmente, nos aspectos trágicos do drama humano em desdobramento nos mares Egeu e Mediterrâneo. O documentário "Ode to Lesvos" joga uma luz em uma história pouco contada: a história inspiradora dos ilhéus que abriram seus corações aos refugiados e cujo caráter positivo os levou a resgatar pessoas no mar, lhes dar abrigo e fornecer comida e água.

Como parte do lançamento do "Ode to Lesvos", a Johnnie Walker está apoiando a Mercy Corps, uma importante organização global que ajuda pessoas de todo o mundo a sobreviver e prosperar em situações de conflito, crise ou desastre natural. Desde o começo da guerra síria, a Mercy Corps ajudou mais de 7,7 milhões de pessoas afetadas pela crise e expandiu seus programas para a Grécia e para a Península Balcânica, em resposta à crise migratória.

O diretor-executivo de Mercy Corps Europe, Simon O'Connell, disse: "A crise migratória continua a exercer um enorme impacto no mundo em que vivemos. É vitalmente importante que sejamos capazes de contar esses tipos de histórias e despertar a conscientização sobre os problemas enfrentados pelas pessoas que são desalojadas à força de seus países e pelas comunidades que as recebem.

"Nossa esperança é a de que, ao trabalhar com a Johnnie Walker para compartilhar a história incrível sobre como os ilhéus de Lesvos responderam ao drama dos refugiados no último verão, iremos inspirar ações positivas nos outros. Há um fio de humanidade que liga todos nós e, quando alguém precisa de ajuda, precisamos estar presentes".

O diretor de Marca Global da Johnnie Walker, Guy Escolme, disse, ao comentar o documentário "Ode to Lesvos": "O filme representa um capítulo da história maior, ainda em evolução, da crise dos refugiados, mas ele mostra como atos de bondade e positividade impactaram as vidas daqueles que fizeram uma viagem perigosa em busca de um futuro melhor. Esperamos que as pessoas se inspirem no que irão ver em 'Ode to Lesvos' e uma maneira de responder a isso é apoiar os esforços da Mercy Corps, uma proeminente organização mundial, cujo trabalho durante crises e outras situações mundiais traz a promessa de esperança e oportunidades para centenas de milhares de pessoas desalojadas".

Além de encorajar as pessoas a fazer doações ao trabalho da Mercy Corps, a Johnnie Walker está trabalhando continuamente com a comunidade local retratada no documentário "Ode to Lesvos", para identificar um número de projetos locais que irão exercer uma impacto positivo, conforme as pessoas olham para a vida além da crise.

O documentário "Ode to Lesvos" foi dirigido pelo diretor vencedor do Sundance Film Festival Talal Derki. "Esse foi um projeto profundamente pessoal, influenciado pela minha própria experiência de vida da cultura síria e e da grega", disse Derki, ele mesmo um exilado sírio, que foi homenageado no Festival de Sundance por seu documentário sobre a guerra em sua terra natal -- o "Return to Homs" ("Retorno a Homs", cidade da Síria).

Ele acrescentou: "Após os eventos do último verão e conhecendo, em primeira mão, o desespero dos migrantes em busca de refúgio e de um futuro melhor para suas famílias, me senti compelido a contar a história inspiradora da resposta que a comunidade de Lesvos deu à crise. A positividade duradoura, a prontidão para ajudar e, acima de tudo, o sentimento de humanidade dos ilhéus fazem com que eu me dê conta de um mundo que pode tornar amanhã melhor que hoje".

O documentário "Ode to Lesvos" será lançado a tempo para o Dia Internacional da Paz (21 de setembro) e poderá ser visto em

https://youtu.be/INkT00ewy48?list=PLxitlhQXKCQyzUWycTBoQ_7zvuYr22lj  .

Para fazer doações ao trabalho da Mercy Corps visite http://www.mercycorps.org/johnniewalker .

Notas aos editores 

Sobre a Diageo 

A Diageo é uma empresa líder mundial do mercado de bebidas alcoólicas, com uma coleção extraordinária de marcas, incluindo os uísques Johnnie Walker, Crown Royal, J&B, Buchanan's e Windsor, as vodcas Smirnoff e Cîroc, além das marcas Captain Morgan, Baileys, Don Julio, Tanqueray e Guinness.

A Diageo é registrada na Bolsa de Valores de Londres (DGE) e na Bolsa de Valores de Nova York (DEO) e seus produtos são vendidos em mais de 180 países. Para mais informações sobre a Diageo, seu pessoal, suas marcas e desempenho, visite http://www.diageo.com . Veja os recursos da Diageo que promovem o consumo de bebidas com responsabilidade em http://www.DRINKiQ.com , site que traz informações, iniciativas e maneiras de compartilhar melhores práticas.

Celebrando a vida, todos os dias, em todos os lugares.

As palavras JOHNNIE WALKER e KEEP WALKING, bem como o dispositivo Striding Figure e logos associados, são marcas comerciais da © John Walker & Sons 2016.

Desfrute o Johnnie Walker com responsabilidade.

DRINKiQ.com 

 

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/ode-to-lesvos-a-historia-inspiradora-dos-ilheus-nas-linhas-de-frente-da-crise-dos-refugiados-300331405.html

FONTE Johnnie Walker