IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Líderes Globais Lançam Conselho para Ajudar a Exterminar a Malária

End Malaria Council

20/01/2017 09h00

DAVOS, Suíça, 20 de janeiro de 2017 /PRNewswire/ -- Bill Gates, Copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates, e Ray Chambers, Enviado Especial para a Saúde da Agenda 2030 e Malária nomeado pelo Secretário Geral da ONU, anunciou hoje o lançamento do Conselho de Erradicação da Malária, um grupo de líderes influentes dos setores público e privado que tem como objetivo assegurar que a erradicação da malária continue sendo prioridade máxima global.

"O próximo capítulo da luta contra a malária começa agora," disse Gates, coautor do relatório realizado ao lado de Chambers em 2015 chamado Aspiration to Action: What will it take to end malaria? ("Da Intenção para Ação: O que será preciso para acabar com a malária?"). Pela primeira vez na história, nós temos um roteiro para um mundo sem malária – onde ninguém nunca mais terá que morrer devido a uma picada de mosquito. Com o foco renovado, inovação e novos compromissos de liderança e verbas, nós podemos ser a geração que vai por um fim a malária para sempre."

O lançamento do Conselho de Erradicação da Malária acontece a apenas um mês depois da divulgação do 2016 World Malária Report (Relatório Mundial da Malária 2016) da Organização Mundial da Saúde, que mostrou progresso significativo na redução dos casos de malária e mortes devido à doença desde 2000, mas também destacou a urgente necessidade de uma liderança global, novas verbas e inovação para continuar a caminho de cumprir as metas.

Membros do Conselho de Erradicação da Malária vão trabalhar em colaboração com o Roll Back Malaria Partnership (RBM – parceria público-privada para a ação coordenada contra a malária) e outros parceiros chaves para ajudar países e regiões a alcançarem o controle da malária e realizarem os objetivos para sua eliminação. Membros deste grupo único vão usar suas vozes e conexões para dar apoio ao serviço em andamento dos trabalhadores, cientistas e especialistas do campo focando em três áreas: construção de vontade política, mobilização de recursos e suporte para o desenvolvimento de novas ferramentas para encontrar, prevenir e tratar a malária.

O Conselho tem nove membros fundadores, um grupo que se encontra nos bastidores do Encontro Anual do Fórum Da Economia Mundial em Davos, Suíça, para discutir estratégias para preencher brechas financeiras fundamentais na África, Ásia, e América Latina. O Conselho de Erradicação da Malária vai representar todas as principais regiões endêmicas afetadas pela malária. Membros da comissão inaugural incluem:

Bill Gates, Copresidente e Administrador, Fundação Bill & Melinda Gates Ray Chambers, Enviado Especial para a Saúde da Agenda 2030 e Malária nomeado pelo Secretário Geral da ONU Peter Chernin, Fundador e Diretor Executivo, The Chernin Group (Grupo Chernin) Aliko Dangote, Presidente e Diretor Executivo, Dangote Group (Grupo Dangote) H.E. Idriss Déby Itno, Presidente, República do Chade (representando a African Leaders Malaria Alliance) H.E. Jakaya Kikwete, Ex-Presidente, República Unida da Tanzânia Graça Machel, Fundadora e Presidente, Foundation for Community Development (Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade), Mocambique Luis Alberto Moreno, Presidente, Inter-American Development Bank (BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento) H.E. Ellen Johnson Sirleaf, Presidente, República da LibériaGraças a forte liderança, investimentos inteligentes e trabalho duro dos setores públicos e privados, o mundo cortou o número de mortes por malária pela metade desde 2000, salvando mais de seis milhões de vidas. Mortes devido a malária se encontram em um dos níveis mais baixos de todos os tempos, principalmente entre crianças abaixo de cinco anos de idade na África subsaariana. Este resultado pode ser atribuído em grande parte a entrega inédita de aproximadamente 500 milhões de redes mosqueteiras tratadas com inseticida durante os últimos três anos, em paralelo com a expansão significativa de diagnóstico e tratamento.  

Mas a malária afeta a população rural pobre e os jovens, e continua matando uma criança a cada dois minutos. Ela impede a produtividade, sobrecarrega famílias com os custos dos cuidados médicos, limita sucessos educacionais e desacelera o crescimento econômico geral.

"Nós atingimos um momento decisivo crucial na luta contra a malária," disse Chambers. "Para acabar com essa doença nós precisamos de um método criativo de financiamento – um que combine o apoio contínuo de países doadores com os novos métodos para expandir compromissos, principalmente de países afetados pela malária."

Acabar com a malária está ao nosso alcance, mas os próximos anos são fundamentais. Sucesso exige manter o progresso alcançado até agora, alcançar o controle da doença nos países endêmicos e acelerar a eliminação da malária onde for possível. Líderes da África e Ásia tem adotado programas de erradicação ambiciosos para suas regiões, e alguns países estão trabalhando arduamente para atingir reduções dos números de casos e mortes pela doença para atingir essas metas audaciosas.

"Erradicar a malária já foi um sonho impossível," disse H.E. Jakaya Kikwete, Ex-Presidente da República da Tanzânia, que perdeu seu irmão para a malária quando ele era criança e fez da luta contra a doença sua prioridade máxima enquanto foi presidente. "Agora [a erradicação da malária] está ao nosso alcance. Vai ser preciso um liderança forte e compromissos financeiros sérios, mas eu acredito que nós podemos fazer história e eliminar essa terrível doença de uma vez por todas."

Para mais informações contate media@endmalariacouncil.org ou visite www.endmalariacouncil.org .

Logo - http://mma.prnewswire.com/media/459365/End_Malaria_Council_Logo.jpg  

 

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/lideres-globais-lancam-conselho-para-ajudar-a-exterminar-a-malaria-300394014.html

FONTE End Malaria Council