IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupo Budista Internacional Celebra o Tratado de Proibição de Armas Nucleares

Soka Gakkai International

11/07/2017 06h43

TÓQUIO, 10 de julho de 2017 /PRNewswire/ -- A aprovação do Tratado de Proibição de Armas Nucleares na Sede na ONU, em Nova Iorque, no dia 7 de julho, está sendo considerada, pela associação budista Soka Gakkai Internacional (SGI), um passo histórico para humanidade. .

O tratado, que estabelece provisões detalhadas estipulando uma proibição total do desenvolvimento, produção, posse, armazenamento, teste, uso ou ameaça de uso de armas nucleares, é o resultado de negociações intensivas na ONU, envolvendo mais de 120 governos e muitos representantes de sociedades civis.

Kimiaki Kawai, Diretor da Paz e Direitos Humanos da SGI, estava em Nova Iorque para participar da sessão final de negociações, onde afirmou que a continuação da existência de armas nucleares ameaça a dignidade humana. Ele comenta: "A aprovação deste tratado constitui um avanço importante. Mesmo que os Estados detentores de armas nucleares e a maioria dos Estados dependentes de energia nuclear não tenham participado, a norma moral foi claramente declarada, com a vontade conjunta das pessoas do mundo que estão por trás disso. As armas nucleares em quaisquer mãos estão erradas".

A SGI emitiu uma declaração oficial em nome de Hirotsugu Terasaki, Diretor Geral de Paz e Assuntos Globais, saudando a adoção do tratado. Nela diz: "A existência de armas nucleares é a maior ameaça ao direito à vida, tanto do indivíduo como da humanidade como um todo. Por esse motivo, sua eliminação total é um desejo compartilhado por todas as pessoas". Veja: http://www.sgi.org/resources/ngo-resources/peace-disarmament/ptnw-statement-july-2017.html .

Outras organizações da sociedade civil, que atuam há muitos anos em busca de um mundo livre de armas nucleares, também elogiaram esse tão aguardado desenvolvimento. A Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (ICAN), com quem a SGI tem cooperado por muitos anos, e as Comunidades de Fé Preocupadas com as Consequências Humanitárias das Armas Nucleares (organizações e indivíduos de diversas religiões, incluindo SGI, PAX e WCC), também publicaram declarações de apoio. Veja a declaração das Comunidades de Fé em http://www.sgi.org/resources/ngo-resources/peace-disarmament/ptnw-joint-statement-july-2017.html

A SGI está empenhada em continuar os seus esforços na educação para o desarmamento, incluindo exposições de conscientização para demonstrar o impacto negativo das armas nucleares nos âmbitos humanitário, ambiental e de direitos humanos, e na publicação de depoimentos, em primeira-mão, das vítimas das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki (Hibakusha).

Este ano marca sessenta anos desde o início das atividades da Soka Gakkai para promover a abolição das armas nucleares, quando Josei Toda, o segundo presidente da organização, proferiu a Declaração de Abolição de Armas Nucleares, em setembro de 1957.

Alinhada com a descrição de Toda sobre as armas nucleares como manifestação dos aspectos mais sombrios do coração humano, os esforços na educação da SGI se concentram não somente nas técnicas de desarmamento, mas também, como budistas que promovem o respeito pela dignidade da vida humana, na necessidade de mudar fundamentalmente o nosso modo de pensar.

O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, escreveu em 2009: "Se quisermos deixar a era do terror nuclear para trás, nós devemos lutar contra o" inimigo" real. Esse inimigo não é armas nucleares por si só, nem os Estados que as possuem ou que as desenvolvem. O inimigo real que nós devemos confrontar é o modo de pensar que justifica as armas nucleares; a prontidão para aniquilar os outros quando são vistos como uma ameaça ou como um obstáculo para a concretização de nossos objetivos".

O Soka Gakkai International (SGI) é uma associação budista baseada na comunidade, com 12 milhões de membros em todo o mundo. Suas atividades para promover a paz, a cultura e a educação fazem parte da longa tradição do humanismo budista.

Contato: 

Joan Anderson 

Escritório de Informação Pública  

Soka Gakkai Internacional

Tel: +81-80-5957-4711

Fax: +81-3-5360-9885  

E-mail: anderson[at]soka.jp

View original content: http://www.prnewswire.com/news-releases/grupo-budista-internacional-celebra-o-tratado-de-proibicao-de-armas-nucleares-300485913.html

FONTE Soka Gakkai International