IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BBVA e BBVA Bancomer implementam projeto-piloto de matching de moedas no FX baseada em DLT da Calypso Technology e da R3

Calypso Technology

23/10/2017 21h35

SÃO FRANCISCO, 23 de outubro de 2017 /PRNewswire/ – Alavancando a tecnologia de banco de dados distribuído (distributed-ledger) e serviços de nuvem, o BBVA e o BBVA Bancomer estão implementando um projeto-piloto de um aplicativo de matching de moedas (FX), desenvolvido pela Calypso Technology, a principal provedora de soluções de software de trading de multi-ativos front-to-backbaseado em nuvem para os mercados financeiros, e pela firma de software empresarial R3. O aplicativo, que é executado na plataforma Corda da R3 e é viabilizado pelos Serviços de Nuvem da Calypso, já vem sendo usado pelos dois bancos para correlacionar (matching) as operações de FX (Forex ou mercado de câmbio).

Após uma bem-sucedida prova de conceito (PoC -- proof-of-concept) no início do ano, o projeto-piloto foi desenvolvido pelo BBVA, pela R3 e pela Calypso para habilitar a matching de confirmação de FX em tempo real e com perfeição entre os bancos e as outras partes das transações, fornecendo uma alternativa aos sistemas e processos lentos e custosos usados hoje na matching de negociações  FX.

Atualmente, as instituições financeiras se valem de sistemas que têm problemas de comunicação entre si, causando erros frequentes no processo de matching. Consertar esses erros requer intervenção manual, o que tem um custo significativo e implicações de ressuprimento.

O BBVA e o Bancomer se envolveram no projeto-piloto como parte de uma iniciativa maior de aplicar a tecnologia de livro-razão distribuído (DLT -- distributed ledger technology) a seus negócios no FX, para reduzir o custo total de propriedade (Total Cost of Ownership), simplificar as operações e aperfeiçoar a eficiência geral.

"O BBVA está muito satisfeito com essa iniciativa por duas razões. A primeira é que ela nos dá a oportunidade de avaliar o impacto de uma tecnologia revolucionária como a da DLT, para gerar eficiência em uma de nossas linhas de negócios estratégicos. A segunda é que ela tem o potencial de estabelecer um novo padrão na experiência do consumidor na área de serviços", declarou o diretor global de Operações de CIB do BBVA, Ramon Martinez Sobrado.

"A Calypso vê a Tecnologia de DLT como um importante componente de suas ofertas inovadoras, para transformar as operações de processamento pós-trading. Estamos muito satisfeitos porque após a bem-sucedida conclusão da PoC inicial, o BBVA, o BBVA Bancomer e nossa parceira estratégica de blockchain R3, se engajaram na próxima fase do serviço da Tecnologia de Livro-razão Distribuído para Matching de FX (FX Matching Distributed Ledger Technology) da Calypso, com o suporte de nossos serviços de Nuvem", declarou o diretor de Estratégia, Marketing e Alianças, Mayank Shah.

"A reconciliação é um grande problema para os bancos que operam FX, com departamentos inteiros dedicados frequentementea resolver os problemas que surgem durante o processo de matching. O Corda elimina inteiramente esse problema ao criar um registro único e incontestável de cada transação. Estamos muitos satisfeitos por podermos trabalhar com nossos membros BBVA e BBVA Bancomer nesse projeto-piloto com a Calypso e ansiosos para levar essa iniciativa para outros participantes do setor nas próximas semanas", disse o cofundador da R3, Todd McDonald.

Sobre a R3

A R3 é uma firma de software empresarial que trabalha com mais de 100 bancos, instituições financeiras, órgãos reguladores, associações de trading, firmas de serviços profissionais e empresas de tecnologia para desenvolver o Corda, sua plataforma de livro-razão distribuído, projetado especificamente para empresas. A equipe global da R3, de mais de 140 profissionais, em nove países, é apoiada por mais de 2.000 especialistas em tecnologia, finanças e da área jurídica, que fazem parte de sua base global de membros. A R3 anunciou recentemente a conclusão bem-sucedida das primeiras duas de três parcelas (tranches) em um levantamento de fundos de Série A no valor de US$ 107 milhões.

O Corda é o resultado de mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento intensos pela R3 e seus membros e atende aos mais altos padrões do setor bancário, embora seja aplicável em qualquer cenário comercial. Ele registra, gerencia e executa acordos financeiros das instituições em perfeita sincronia com seus pares, criando um mundo de comércio sem fricção.

Sobre a Calypso Technology, Inc.

A Calypso Technology, Inc. é uma provedora habilitada por Nuvem de soluções front-to-back multiativos para mercados financeiros. Seu premiado software melhora a confiabilidade, a adaptabilidade e a escalabilidade ao longo de diversos mercados verticais, incluindo os mercados de capitais, gestão de investimentos, banco central, compensação, tesouro e liquidez e serviços de garantia. Nos últimos 20 anos, a Calypso vem fornecendo soluções inovadoras para trading, gestão de risco, processamento e contabilidade, levando simplicidade para desafios complexos.

Com mais de 35.000 usuários em mais de 60 países, a Calypso está na vanguarda de tecnologias emergentes tais como big data, Blockchain e inteligência artificial (AI). "Calypso" é uma marca comercial registrada da Calypso Technology, Inc. nos EUA, na UE e em outras jurisdições. As marcas comerciais ou marcas de serviços de outras partes são propriedades de seus respectivos donos e devem ser tratadas como tal.

www.calypso.com

Sobre o BBVA

O BBVA é um grupo global de serviços financeiros centrado no consumidor, fundado em 1857. O Grupo tem uma forte posição de liderança no mercado espanhol, é a maior instituição financeira no México, tem franquias importantes na América do Sul e na Região do Cinturão do Sol (Sunbelt) dos Estados Unidos e é ainda o principal acionista do Garanti, o maior banco da Turquia por capitalização do mercado. Seus negócios diversificados se focam em mercados de alto crescimento e o grupo se vale da tecnologia como uma vantagem competitiva sustentável essencial. A responsabilidade corporativa está na essência de seu modelo de negócios. O BBVA promove a educação e a inclusão financeira e apoia a pesquisa científica e a cultura. O grupo opera dentro da mais alta integridade, uma visão de longo prazo e aplica as melhores práticas.

 

FONTE Calypso Technology