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Programas de fidelidade pagam combustível, recarga de telefone e sanduíche; compare

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

18/12/2012 06h00

Viajar com milhas acumuladas no cartão de crédito virou hábito de muitos executivos brasileiros e desejo de grande parte dos consumidores. As possibilidades de troca oferecidas pelos programas de fidelidade atualmente, porém, vão muito além das passagens de avião.

Combustível, recarga de telefone celular, pagamento de conta de luz e até sanduíche. Esses são alguns dos produtos e serviços que podem ser pagos com programas de fidelidade que funcionam sob o modelo de "coalizão".

Eles são chamados de programas de coalizão porque permitem que o consumidor acumule pontos fazendo compras em diversos estabelecimentos diferentes. Os pontos são concentrados numa conta e o consumidor pode escolher onde usá-los (contanto que seja, claro, num dos estabelecimentos parceiros do mesmo programa).

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PROGRAMAS DE FIDELIDADE

ProgramaPontos fortesPontos fracos
A empresa tem o maior número de parceiros, o que facilita o acúmulo de pontos, e contrato de exclusividade com alguns deles, como a TAMA transferência de pontos de outro programa para o Multiplus e o resgate de pontos podem ser cobrados. Os pontos têm validade de dois anos
É possível trocar pontos por serviços ou produtos de baixo valor, como recarga de celular e pagamento de contas. Os pontos valem por 4 anosA quantidade de cidades em que o consumidor consegue pontuar em lojas físicas ainda é pequena
Os pontos nunca perdem a validade. Quem indica amigos para participar do programa ganha pontos também quando eles fizerem comprasApesar de ter parceiros nacionais no e-commerce, tem atuação restrita em lojas físicas, sendo oferecido em apenas algumas cidades do Estado de São Paulo
Os pontos acumulados podem ser usados para pagar contas. É possível usar os pontos como forma de pagamento em terminais da CieloAtuação restrita em lojas físicas. Os pontos têm validade de dois anos. A transferência de pontos de outro programa para o Vantagens pode ser cobrada

O Multiplus é o programa com maior amplitude de mercado atualmente. Foi criado a partir do programa TAM Fidelidade, tornando-se, logo depois, uma empresa independente.

O diferencial do programa é a rede de parceiros de peso. Além da própria TAM, são parceiros do programa, entre outros, a rede de postos de gasolina Ipiranga, a Livraria Cultura, a operadora de telefone celular Oi e a Droga Raia.

Como sempre foi muito associado à companhia aérea, porém, o programa acabava deixando descontentes os clientes que não conseguiam juntar pontos suficientes para trocar por uma passagem.

"O nível de perda de pontos vem caindo. O consumidor está começando a conhecer os parceiros em que pode resgatar pontos", diz o presidente da Multiplus, Eduardo Gouveia. "Temos feito um trabalho intenso de comunicação para mostrar aos clientes as vantagens de participar do programa e trocar os pontos."

Novas empresas querem atrair classe C

A percepção de que existem clientes que não conseguem acumular pontos suficientes para trocar por uma passagem deu espaço para outras empresas ganharem mercado nos últimos anos.

Entre elas estão a Netpoints e a Vantagens. Ambas começaram a atuar em lojas virtuais, mas hoje já oferecem aos clientes cadastrados a possibilidade de ganhar pontos também em lojas físicas de algumas cidades brasileiras.

O Vantagens tem como parceiras, entre outras empresas, a lanchonete Giraffa's, Americanas.com e Polishop. O principal diferencial do programa é o fato de os pontos acumulados poderem ser usados para pagar pequenas despesas. A partir de 110 pontos acumulados, é possível fazer a troca por uma recarga de celular, por exemplo.

"Nosso foco é o consumo do dia a dia, feito no supermercado, no restaurante e na padaria", resume o diretor do Vantagens, Raphael Mello.

Empresa oferece pontos sem prazo de validade

Os pontos acumulados pelo Netpoints também podem ser trocados por bens de baixo valor. A partir de 350 pontos, é possível fazer a troca por uma recarga de celular no valor de R$ 5.

Entre os parceiros do Netpoints estão Lojas Marisa, Submarino e Ingresso.com. Alguns parceiros da empresa dão, além dos pontos, desconto nas compras feitas por consumidores cadastrados no programa. O principal diferencial do Netpoints é o fato de os pontos não terem prazo de validade.

A classe C é o público-alvo declarado da empresa. "A classe C não tem programa de fidelidade. Quem tem é a classe AB, que é cliente de banco ou de companhia aérea", diz o presidente da Netpoints, Carlos Formigari.

Pontos podem ser trocados por sanduíche

O programa de fidelidade Dotz, criado há mais de uma década para um público premium, também mudou sua estratégia recentemente para focar a classe média. O principal parceiro do programa é o Banco do Brasil.

"Queremos dar benefícios tangíveis aos consumidores", afirma um dos sócios, Roberto Chade.

Os consumidores cadastrados no Dotz podem trocar pontos acumulados em empresas parceiras por ingressos de cinema e sanduíches na rede Bob’s, por exemplo.

Além do Bob's e do BB, são parceiros do Dotz o Magazine Luiza e a farmácia Pague Menos, entre outras empresas.

Com 235 pontos, já dá para trocar pontos acumulados nesse programa por downloads de jogos para celular, por exemplo.