Queda na conta de luz 'compensa' alta da gasolina, diz BC sobre inflação
O corte de 20% na conta de luz deve compensar, com folga, o peso da alta da gasolina sobre a inflação neste ano, segundo estimativas do Banco Central divulgadas por uma fonte do governo à agência de notícias Reuters.
As últimas projeções do BC sugerem que o corte de 20% nas tarifas de energia neste ano deve eliminar 1 ponto percentual da inflação em 2013, disse a fonte, sob condição de anonimato.
A instituição também antecipa que a esperada alta nos preços da gasolina deve ter um impacto de 0,3 ponto percentual na inflação neste ano, completou a fonte.
Essa previsão é baseada na autorização do governo para um aumento de cerca de 7% nos preços do combustível, acrescentou a fonte, dizendo que nenhuma decisão final deva ser anunciada até o começo de fevereiro.
Oficialmente, o BC ainda divulgou suas estimativas sobre os efeitos que o aumento dos combustíveis teria na inflação porque o governo ainda não tomou uma decisão a respeito.
A estimativa do BC sobre o efeito do corte na conta de luz sobre a inflação é quase o dobro das feitas por analistas do setor privado. Uma autoridade do BC evitou fazer comentários sobre o tema.
(Com informações da Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.