Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Veja dicas para empresa não perder a cara do dono

Marcelo Ponzoni definiu missão, visão e valores da sua agência de publicidade após 10 anos - Divulgação
Marcelo Ponzoni definiu missão, visão e valores da sua agência de publicidade após 10 anos Imagem: Divulgação

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

14/02/2013 06h00

Definir a missão, a visão e os valores de uma empresa pode parecer um processo meramente burocrático, mas, de acordo com especialistas ouvidos pelo UOL, esses conceitos ajudam a empresa a manter a cara do dono. Estabelecer esses princípios torna claros seus objetivos e os melhores caminhos para atingi-los.

A missão é o motivo pelo qual a empresa foi criada, a visão é onde ela quer estar no futuro e os valores são os pilares que orientam suas ações. O recomendado é que a definição desses conceitos aconteça durante a elaboração do planejamento estratégico. Mas, em muitos casos, isso acaba ficando para depois, já que o empreendedor vê outras prioridades para fazer o negócio rodar.

Cíntia Bortotto, consultora em recursos humanos, diz que a empresa pode sobreviver por anos sem este modelo, mas à medida que ela cresce e o empreendedor deixa de acompanhar o dia a dia dos funcionários, a tendência é o estilo do empresário se perder e a identidade do negócio se esvaziar de significado.

“A construção de uma gestão estratégica e de uma cultura forte permite que outras pessoas compartilhem do sonho do fundador do negócio e deem continuidade a ele. Isto fortalece e cria oportunidades em longo prazo.”

Conceitos criam cultura corporativa e facilitam crescimento do negócio

O empreendedor Marcelo Ponzoni, dono da agência de publicidade RaeMP, demorou cerca de dez anos para formalizar a missão, visão e valores de sua empresa. A necessidade surgiu com o crescimento do negócio.

“Eu sempre soube, intuitivamente, quais eram missão, visão e valores da minha empresa e procurava passar isso no dia a dia de trabalho para os funcionários. Porém, quando a empresa começou a crescer, eu precisei colocar no papel, porque já não estava tão próximo de todos e não conseguia disseminar minha filosofia como antes”, declara.

Ponzoni buscou informações e, sozinho, respondeu às questões que orientam a definição dos conceitos. Assim, elaborou uma cartilha que foi entregue aos funcionários e fica disponível online no site da empresa para consulta de clientes, fornecedores e outros interessados.

Ao todo, foram seis meses de pesquisa e de maturação das ideias para colocar tudo no papel. "Foi um exercício de autoconhecimento. Fiz com calma porque, afinal, estava escrevendo minhas crenças”, afirma.

 O que éComo definir
MissãoA razão de existir da empresa, sua finalidadeDeve deixar claro a função do negócio, que é seu cliente e qual a sua contribuição social
VisãoUma projeção de como a empresa quer ser vista no futuroDeve ser de longo prazo, clara e simples em sua descrição, ser inspiradora e motivadora e estar alinhada com os valores e com a missão da empresa
ValoresRegras morais que orientam a tomada de decisõesPontuar os princípios que devem regir o comportamento de todos os membros da empresa

A consultora em RH diz que é importante ter objetividade na definição da missão, visão e valores e que os conceitos devem ser compartilhados com todos os funcionários, para que eles entendam qual a parte de cada um para que a empresa atinja seus objetivos. “Quanto mais concisão, maior a chance de as pessoas entenderem e de não se perder o foco”, declara.

Missão do negócio pode ser definida em grupo

Daniel Palácio Alves, consultor de administração e recursos humanos do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) explica que a missão da empresa é a sua finalidade, sua razão de existir. O empreendedor pode convocar um grupo que reúna sócios e pessoas de confiança para ajudar nessa definição.

A missão deve responder às questões: quais as principais atividades de minha empresa? O que de fato pretendo construir para sociedade, colaboradores, fornecedores e clientes com a criação desta empresa? Qual a região e o público-alvo desta nova empresa?

Visão deve ser de longo prazo

Normalmente, todo empreendedor, quando inicia uma empresa, além de identificar uma oportunidade de negócio, coloca em prática um sonho. A visão é esse sonho, é um plano que retrata onde a empresa pretende chegar num determinado período de tempo e espaço. Traz a ideia de um caminho a seguir, uma trajetória que determina o trabalho a ser feito para o alcance dos resultados esperados.

Alves diz que a visão deve retratar um estado futuro e responder à questão: “o que queremos ao longo do tempo seguindo nossa missão?”. “Ela deve ser de longo prazo, clara e simples em sua descrição, estar alinhada com os valores e com a missão da empresa e ser inspiradora e motivadora.”

Valores ajudam na tomada de decisões

Valores são os pilares sobre os quais a empresa está alicerçada, são regras morais que simbolizam os princípios de seus fundadores, administradores e colaboradores, por isso é interessante que os sócios tenham afinidade em valores pessoais.

O consultor do Sebrae-SP diz que os valores devem ser disseminados por toda a empresa e que, até no momento da contratação de um novo colaborador, é importante buscar candidatos que tenham os mesmos princípios e valores que a empresa preza. Além disso, numa situação de dúvida sobre o que priorizar, os valores orientam essa decisão.

“Os valores devem ser considerados como um guia para o comportamento no dia a dia dos membros da organização. Devem ser definidos com o objetivo da perenidade da empresa e alinhados com a missão e a visão da organização”, afirma.

Ausência de missão, visão e valores pode impactar resultados

“Missão, visão e valores são pré-requisitos para se iniciar um planejamento estratégico", diz  Alves. E, por meio de um bom planejamento estratégico, a futura empresa consegue visualizar oportunidades e ameaças presentes no seu mercado de atuação.

Ele compara uma empresa sem missão, visão e valores definidos a um barco sem comandante. "Está lançado ao mar, sem rumo, no ritmo das ondas. Isto pode impactar principalmente no alcance dos resultados. Sem missão, visão e valores, não se contrata colaboradores da forma mais apropriada, não se define segmento e público-alvo corretamente e não há planos concretos para o futuro."