Empreendedorismo ganha espaço nas universidades
Quatorze instituições de ensino superior vão começar a oferecer a seus alunos cursos voltados ao empreendedorismo. Ao todo, mais de 16 mil estudantes serão beneficiados por um convênio assinado entre o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e essas universidades.
O projeto é formado por quatro iniciativas: criação de uma disciplina de empreendedorismo na grade das universidades; utilização de uma ferramenta virtual de ensino chamada BizGame Campus para que os alunos aprendam a tomar decisões empresariais; estímulo a pesquisas na área de empreendedorismo; e licenciamento para as escolas utilizarem a metodologia Sebrae de treinamento empresarial, a exemplo do Empretec.
“O objetivo é capacitar as instituições de ensino para se tornarem atores cada vez mais relevantes no desenvolvimento regional e nacional, formando profissionais com capacidade de empreender, seja nas empresas, seja por meio da criação de seus próprios negócios”, afirma Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
“Hoje, é fundamental pensarmos em educação empreendedora quando falamos de formação de jovens para entrar no mercado de trabalho”, completa.
As instituições de ensino podem escolher quais iniciativas querem oferecer a seus alunos. No caso do BizGame Campus, o professor cria um jogo virtual em que os estudantes decidem o que fazer em situações que simulam o cotidiano de um empresário.
Para chegar a essa etapa, é fundamental que aulas anteriores tenham trabalhado os conceitos necessários para que a prática seja proveitosa.
Já no caso dos cursos do Sebrae, são os próprios professores das universidades, devidamente capacitados pela instituição, que aplicam os cursos com a metodologia testada e aprovada por milhares de empreendedores.
As parcerias com as instituições de ensino superior começaram em 2010, com apenas seis escolas. Em São Paulo, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing); em Brasília, UCB (Universidade Católica de Brasília), UnB (Universidade de Brasília) e UniCeub (Centro de Ensino Unificado de Brasília); em Minas Gerais, a FDC (Fundação Dom Cabral); e, na Bahia, a FSB (Faculdade Social da Bahia).
Os resultados foram positivos e, por isso, o convênio está sendo ampliado.
Instituições conveniadas por estado:
Bahia - Faculdade São Camilo
Ceará - FIC (Centro Universitário Estácio do Ceará) e Faculdade Ateneu
Minas Gerais - Unifei (Fundação Theodomiro Santiago da Universidade Federal de Itajubá)
Mato Grosso - Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde
Pernambuco - Faculdade Nova Roma, Faculdade Boa Viagem de Recife e Faculdade Marista de Pernambuco
Rio de Janeiro - PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Santa Catarina - Sociesc (Instituto Superior Tupy da Sociedade Educacional de Santa Catarina)
Sergipe - Unit (Universidade Tiradentes)
São Paulo - FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) e Unitau (Universidade de Taubaté)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.