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Promoções e degustação ajudam cafeterias a vender mais no Dia do Café

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

24/05/2013 06h00

 

Vender um lanche e oferecer um café grátis ou mesmo chamar o cliente para degustar sabores mais sofisticados da bebida são formas para as cafeterias aumentarem as vendas no Dia Nacional do Café, comemorado nesta sexta-feira (24).

De acordo com o consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) Reinaldo Messias, a data é também uma oportunidade para tornar o negócio conhecido e se diferenciar da concorrência.

“O que seria um dia comum vira uma data comemorativa para o negócio. Na hora de decidir onde comprar, o cliente pode optar pela empresa que mais chamar a atenção dele”, diz.

Segundo Messias, promoções costumam atrair grande número de consumidores ao estabelecimento. O empresário, no entanto, deve escrever em um cartaz ou banner que a oferta faz parte de uma data especial.

Veja dicas para vender mais

  • 1

    Promoções

    Oferecer gratuitamente um produto mais barato caso o cliente leve um mais caro, costuma criar uma imagem positiva para a empresa e trazer bons resultados

  • 2

    Degustação

    Apresentar novos produtos a um cliente que sempre compra o básico, pode despertar nele o hábito de consumir itens mais caros

  • 3

    Aromas

    No Dia Nacional do Café, por exemplo, a loja pode espalhar essências com o cheiro do grão torrado para tornar o ambiente mais agradável

  • 4

    Divulgação

    Cartazes, panfletos e mídias sociais são meios baratos para pequenas empresas divulgarem promoções regionalmente

  • 5

    Criatividade

    Em vez de esperar por datas do calendário oficial, a empresa pode criar datas comemorativas próprias para chamar a atenção do público

    “Na compra de um lanche, por exemplo, o café pode ser grátis. Além disso, dentro do estabelecimento, uma leve decoração pode fazer alusão à data, como um pequeno saco de grãos sobre o balcão e o uso de aromas artificiais de café no ambiente”, afirma.

    O consultor declara, ainda, que as degustações podem elevar o gasto do cliente na loja. Uma opção, segundo ele, é apresentar a linha de café gourmet.

    “O empresário pode apresentar bebidas mais elaboradas e sofisticadas para o consumidor acostumado a beber o café simples. Quem sabe no dia seguinte ele não peça um mais caro?”

    Ação deve ser ter ampla divulgação

    Para o sócio da AGMKT, consultoria de marketing para PMEs (pequenas e médias empresas), Alessandro Basile, as ações de uma data comemorativa precisam ser planejadas.

    O trabalho de divulgação deve começar de 20 dias a uma semana antes da data. “As pessoas precisam saber da comemoração com antecedência e criar uma expectativa. Alertar o público na véspera ou apenas no dia pode não ser tão eficaz”, diz.

    Segundo Basile, as micro e pequenas empresas podem utilizar as redes sociais, panfletos e cartazes para avisar o público sobre as promoções de uma data especial.

    “São ações baratas e que funcionam bem para pequenas empresas, já que elas atendem um público regional ou mesmo de um único bairro”, afirma.

    Outros negócios também podem aproveitar data

    De acordo com o professor do curso de PMEs da ESPM, Marcelo Pimenta, o Dia Nacional do Café também pode ser aproveitado por outros tipos de negócio, como restaurantes e lojas de chocolates.

    “Estes estabelecimentos podem criar ou destacar doces e sobremesas que contenham café. Caso o cliente não queira as guloseimas, ainda é possível oferecer um cafezinho grátis em comemoração ao dia”, declara.

    Pimenta diz, ainda, que a empresa não precisa ficar presa a um calendário oficial. Como estratégia de marketing ela pode criar o próprio calendário.

    “Toda segunda-feira, por exemplo, poderia ser o dia do café grátis. Na terça-feira, o dia do chá. Na quarta-feira, o dia do suco e assim por diante. Quem não inova, fica para trás, perde competitividade e lucratividade”, afirma.