Prêmio Nobel quer ver histórias de empreendedores do Bolsa Família na TV
O Prêmio Nobel da Paz de 2006, o economista bengalês Muhammad Yunus, disse, nesta segunda-feira, que o governo federal e a imprensa brasileira deveriam divulgar as histórias de empreendedores que utilizam os recursos do Bolsa Família para investir em um negócio próprio.
Segundo ele, o Bolsa Família é importante para combater a pobreza, mas o governo precisa criar mecanismos para não deixar os beneficiários dependentes. Para Yunus, o caminho não é acabar com o Bolsa Família, mas criar programas em que as pessoas possam gerar renda e saírem por conta própria do benefício.
Bengalês é considerado "pai" do microcrédito
Superando as expectativas, recebeu de volta todo o dinheiro emprestado. Foi quando viu que poderia expandir a ideia e criar uma instituição financeira que concedesse empréstimos aos pobres rejeitados pelos bancos tradicionais. Nascia assim o Grameen Bank, principal banco credor de microcréditos para pessoas de baixa renda.
Hoje, segundo Yunus, o Grameen Bank atende cerca de 40 milhões de pessoas só em Bangladesh. 97% dos clientes são mulheres e o índice de inadimplência é inferior a 1%.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.