IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gerdau nega interesse na compra de porto de Eike Batista

Brendan McDermid/Reuters
Imagem: Brendan McDermid/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/08/2013 12h21

A Gerdau não está avaliando fazer uma oferta sozinha ou com parceiros pelo Porto do Sudeste, da mineradora MMX (MMXM3), do bilionário Eike Batista. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (1º) o presidente da maior produtora de aços longos das Américas, André Gerdau Johannpeter.

"Não estamos estudando nada", disse o executivo em teleconferência com jornalistas, após resultado do grupo acima do esperado para o segundo trimestre.

O executivo comentou ainda que a possível redução no Imposto de Importação neste semestre não deve ter impactos grandes nos números da Gerdau pois apenas o produto fio-máquina havia sido beneficiado pela alta no tributo decidida pelo governo no ano passado.

De acordo com reportagem publicada no jornal "Folha de S.Paulo", as siderúrgicas CSN, Gerdau, Usiminas e a mineradora Vale estudam fazer uma oferta em conjunto pelo porto.

O movimento tentaria evitar que o porto caia em mãos de gigantes estrangeiras, como a suíça Glencore Xstrata e a holandesa Trafigura, com as quais a MMX já confirmou negociações à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Com um porto no país, essas empresas teriam mais poder para influenciar o mercado de minério de ferrono Brasil, com eventuais efeitos negativos para os grupos nacionais.

As empresas do bilionário Eike Batista enfrentam uma séria crise de confiança no mercado e grandes perdas na Bolsa de Valores.