IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo sobe os juros do BNDES de 6,5% para 7% ao ano

Do UOL, em São Paulo

24/09/2015 18h13

O Conselho Monetário Nacional (CMN) subiu a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 6,5% para 7% ao ano para o quarto trimestre de 2015. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (24), após reunião do grupo.

A TJLP é usada para corrigir os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Mesmo com a alta, a TJLP continua abaixo da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 14,25%.

A taxa havia sido elevada para 6,5% ao ano para o terceiro trimestre de 2015, seguindo diretriz da equipe econômica de reduzir os subsídios do governo em um momento de aperto fiscal para reequilíbrio das contas públicas.

O reajuste da TJLP diminui as pressões sobre o Tesouro Nacional, que gastará menos para cobrir a diferença entre a taxa subsidiada e os juros de mercado.

Em janeiro de 2013, a taxa tinha sido reduzida para o menor nível da história, em 5% ao ano, como medida de estímulo à economia. A taxa aumentou para 5,5% ao ano em janeiro deste ano, 6% em abril e 6,5% em julho.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o valor da TJLP leva em conta dois fatores: centro da meta de inflação, atualmente em 4,5%, mais o Risco Brasil, indicador que mede a diferença entre os juros dos títulos brasileiros no exterior e os papéis do Tesouro norte-americano, considerados o investimento mais seguro do mundo.

A decisão sobre a TJLP cabe ao CMN, composto pelos ministros da Fazenda e do Planejamento, além do presidente do Banco Central. A cada três meses, é fixada a taxa para o trimestre seguinte.

Criada em 1994, a taxa é definida como o custo básico dos financiamentos concedidos ao setor produtivo pelo BNDES.

(Com Reuters e Agência Brasil)