Bolsas

Câmbio

Indústria cai em nove dos 14 locais pesquisados em novembro, aponta IBGE

Do UOL, em São Paulo

  • Marcelo Justo/Folhapress

A produção industrial caiu em nove dos 14 locais pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em novembro, ante outubro, feito o ajuste sazonal. A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional) foi divulgada nesta terça-feira (11).

Após o desastre em Mariana (MG), o recuo mais intenso foi registrado por Espírito Santo (-11,1%), seguido de Ceará (-4,5%) e Minas Gerais (-4,0%). A região Nordeste (-2,8%) e São Paulo (-2,6%) também apontaram recuos mais elevados do que a média nacional (-2,4%), enquanto Amazonas (-2,1%), Bahia (-2,0%), Paraná (-1,3%) e Goiás (-0,9%) completaram o conjunto de locais com índices negativos em novembro de 2015.

Segundo o IBGE, Pernambuco (3,5%) mostrou o avanço mais elevado nesse mês e intensificou a expansão de 0,5% observada em outubro. Os demais resultados positivos foram registrados por Pará (1,9%), Santa Catarina (1,8%), Rio de Janeiro (1,2%) e Rio Grande do Sul (1,1%).

A produção industrial brasileira caiu 2,4% em novembro na comparação com outubro, pior resultado desde dezembro de 2013 (-2,8%), após recuo de 0,6% no mês anterior. O número representa a sexta queda mensal seguida, sequência inédita de perdas na série histórica, iniciada em 2002.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos