Bolsas

Câmbio

Nove em cada dez brasileiros consumiram menos em 2015, aponta pesquisa

Do UOL, em São Paulo

De cada dez brasileiros, nove afirmam ter reduzido o consumo em 2015, comparado ao ano anterior. O dado faz parte de uma pesquisa do instituto Data Popular divulgada nesta quinta-feira (21). De acordo com o estudo, 91% dos entrevistados deixaram de comprar algo que desejavam no ano passado.

A crise econômica do país, com inflação alta e recessão, foi a principal razão pela qual os consumidores deixaram de comprar em 2015, segundo a pesquisa.

Entre os desejos não consumados no ano, 65% dos entrevistados afirmaram que deixaram de viajar para fora do Brasil. Para 63%, a compra da casa própria foi adiada.

Eletrodomésticos (54%), carro (48%), móveis (47%) e computador (45%) foram outros itens que tiveram a compra adiada em 2015, além da reforma da casa (41%).

No entanto, apesar do cenário pessimista, 72% dos que deixaram de consumir no ano passado esperam alcançar pelo menos um dos objetivos em 2016. Para isso, 62% afirmam estar poupando dinheiro e 56% esperam obter financiamento.

Metodologia

A pesquisa "O Brasil em 2016", do Data Popular, foi realizada entre os dias 4 e 12 de janeiro em 153 municípios de todos os Estados brasileiros. Foram entrevistados 3.500 consumidores com  de 16 anos. A margem de erro é de 1,66 pontos percentuais para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos