Empresa obriga modelos a comerem em sessões de foto para evitar magreza
A marca britânica de moda feminina Rose & Willard determinou que as modelos contratadas para fazer seus anúncios comam durante as sessões de fotos. E elas precisam comer em frente de alguma testemunha da empresa para não burlarem a regra.
A determinação consta de uma cláusula, não negociável, do contrato firmado com as agências de modelos para as campanhas publicitárias da empresa. Se a cláusula não for cumprida, nem as modelos, nem as agências, serão pagas.
"Sentimos que temos a responsabilidade de proteger essas jovens mulheres de uma indústria que pode explorá-las e colocá-las sob pressão para que passem fome e prejudiquem sua própria saúde e bem-estar", escreveu Heidy Rehman, uma das fundadoras da marca, em artigo publicado no site Huffington Post.
Delírios
Ela disse que a decisão da empresa foi baseada em fatos presenciados em sessões de fotos da marca, em que as modelos ficavam sem comer o dia todo e falavam que se sentiam pressionadas para manter o peso baixo. Uma chegou a ter delírios e falar coisas sem sentido.
"Algumas modelos, e outras pessoas, também nos disseram que é comum que as modelos comam lenços de papel durante as sessões de fotos para evitar que o estômago ronque."
Ela afirma, ainda, que a marca chegou a usar fotos de modelos não profissionais em seu site, mas que essa iniciativa não foi bem recebida. Por isso a empresa optou por contratar modelos para a campanha de verão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.